Desde as mudanças implementadas em 2023, o INSS utiliza um sistema de cruzamento de dados para realizar a prova de vida. Isso significa que, em muitos casos, os beneficiários não precisam mais se deslocar até uma agência bancária ou do INSS para realizar o procedimento
Área do Cliente
Notícia
Abraço no imperador e 'potência do Sul': o que a imprensa japonesa disse da visita de Lula
Último encontro entre Lula e o imperador Naruhito foi destaque na imprensa japonesa
A visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão nesta semana recebeu ampla cobertura dos principais jornais japoneses, que destacaram o jantar oferecido pelo casal imperial do país na terça-feira (25/3).
Uma visita de Estado é um evento solene para a manutenção dos diálogos diplomáticos com outros países. A viagem de Lula foi a primeira visita de Estado feita por um líder ao Japão em seis anos. A última foi de Donald Trump, em 2019, ainda em seu primeiro mandato como presidente dos EUA.
Em seu último dia no Japão, nesta quinta-feira (27/3), Lula recebeu novamente a visita do imperador Naruhito, no hotel onde estava hospedado, para uma reunião privada de despedida.
Em seu site, o jornal Sankei conta que "o Imperador expressou sua confiança no aprofundamento da amizade entre os dois países, e Lula agradeceu pela recepção e mencionou o trabalho do imperador em pesquisas sobre água".
O Asahi Shimbun publicou uma reportagem com o título "Último abraço", relatando que, apesar das orientações de seus assessores, Lula havia abraçado o imperador no Palácio Imperial e, ao final da visita, repetiu o gesto de despedida.
O presidente brasileiro escolheu a Ásia como destino de sua primeira viagem internacional de longa distância após complicações do acidente doméstico que sofreu em outubro.
Lula desembarcou em Tóquio com dois itens principais na pauta de comércio: o pleito de longa data para que o Japão libere a compra de carne bovina e suína do Brasil e o avanço nas discussões de um acordo entre Mercosul e Japão.
'Brasil, potência do Sul'
A visita também foi marcada por assinatura de acordos entre os dois países, que ganhou destaque no principal jornal de negócios do Japão, o Nihon Keizai (conhecido como Nikkei).
Na versão digital, diversas matérias foram publicadas sobre a comitiva. O principal deles abordou a cúpula entre o presidente brasileiro e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, realizada na noite de quarta-feira, no Palácio Akasaka, em Tóquio.
Em artigo exclusivo para assinantes, o Nikkei afirmou: "Brasil, potência do Sul, se aproxima rapidamente do Japão e defende o multilateralismo."
Na edição impressa de quarta-feira (26/3), o jornal destacou o jantar oferecido na véspera pelo casal imperial, a agenda econômica da missão brasileira e uma entrevista com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, publicada na seção Internacional.
Já o jornal Mainichi publicou uma entrevista exclusiva com a ministra Marina Silva, que integra a comitiva presidencial composta por 11 ministros. Ela afirmou que, como líder do "Sul Global" (países em desenvolvimento), o Brasil não apenas está fortalecendo suas próprias ações de descarbonização, mas também apoiará outros países nesse processo".
O jornal também destacou a comunidade brasileira no Japão, composta por 212 mil pessoas, e as condições de trabalho difíceis que muitos enfrentam como "mão de obra barata".
Crédito,Reprodução
Legenda da foto,Jornal Mainichi publicou uma entrevista exclusiva com a ministra Marina Silva
O jornal Yomiuri divulgou uma entrevista concedida por escrito pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva. O título foi: "Recebi um choque em Hiroshima".
Janja falou sobre sua visita ao Pavilhão do Brasil na Expo de Osaka, seu encontro com brasileiras residentes no Japão, comentou sobre sua conexão com o país e a emoção de visitar o Museu Memorial da Paz de Hiroshima.
"Minha mãe faleceu três anos antes devido à Covid-19, e, ao visitar o museu, recebi um grande choque. Através das orações no templo em Miyajima, renovei meu compromisso com a paz, solidariedade e justiça."
Nesta quinta, os jornais japoneses também repercutiram nos seus sites de notícias o julgamento que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu, acusado de planejar um golpe de Estado em 2023. O Asahi Shimbun mencionou que, apesar da condenação de Bolsonaro pelo TSE, ele ainda busca se candidatar à presidência em 2026.
Banquete imperial
O banquete imperial, um dos compromissos mais importantes da visita de Estado, foi amplamente coberto pelos telejornais e jornais do Japão.
O Asahi destacou a estreia da princesa Aiko em um jantar de gala e a hospitalidade no estilo Reiwa, nome dado à era do reinado do imperador Naruhito.
"Código de vestimenta informal pela primeira vez", diz a reportagem, que explicou a mudança no código de vestimenta e nos serviços dos garçons como parte das novidades.
O Asahi também detalhou os presentes oferecidos pelo casal imperial na recepção: o presidente Lula recebeu um vaso de cerâmica azul, enquanto a primeira-dama Janja ganhou uma bolsa de Saga Nishiki, um tipo de tecido japonês.
O jornal Sankei, de linha conservadora, publicou detalhes do cardápio do banquete. "Harmonia, o estilo Reiwa de recepção" foi o título da matéria, que descreveu o menu baseado na culinária francesa, com sopa consomê, cordeiro assado e gelatina de frutas.
Também foram incluídos pela primeira vez alguns pratos japoneses, como bo-zushi (sushi prensado com salmão defumado, peixe pargo e camarão), rolinho de caranguejo, tofu em molho saikyo, camarão shiba com aspargo e nozes, entre outros.
As bebidas servidas foram champanhe (Dom Pérignon 2004), saquê, vinho branco (Corton-Charlemagne 2001) e vinho tinto (Château Haut-Brion 1996).
Notícias Técnicas
Aposentados e pensionistas poderão consultar antecipação do 13º salário do INSS a partir do dia 17 de abril
Falso contador utiliza certificado digital de parente para aplicar fraude.
Aversão ao risco, queda nas commodities e tensões globais influenciam o câmbio e pressionam moeda brasileira
No embate comercial entre Estados Unidos e China, Pequim acaba de fazer um movimento tático ao mirar em uma área onde o Ocidente é especialmente vulnerável: a das terras raras. Esse grupo de materiais estratégicos, fundamentais para os setores tecnológico e industrial, voltou ao centro das tensões entre as duas potências econômicas.
Caso a redução se tornasse uma realidade, 47% das pessoas afirmam que utilizariam o tempo livre para se dedicar à família
Taxa básica de juros em alta deve levar país a consumo recorde para rolar débito público
Em 2025, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram o ano com uma notícia que gerou alívio e expectativa: o reajuste dos benefícios previdenciários, incluindo o tão aguardado 13º salário
A Carteira do Idoso é uma ferramenta importante para promover a inclusão social, oferecendo benefícios que facilitam o acesso a serviços essenciais e atividades culturais, contribuindo para uma vida mais ativa e integrada
O credor que comparece à audiência para negociar o superendividamento de cliente, mesmo que não proponha acordo, não está sujeito às sanções previstas no artigo 104-A, parágrafo 2º, do Código de Defesa do Consumidor, de acordo com o entendimento da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça
Notícias Empresariais
Itaú Unibanco lidera o ranking anual da plataforma, seguido por Bradesco, Vale, Mercado Livre e Dow
Durante participação no WW, o professor Carlos Gustavo Poggio analisa a estratégia de "desacoplamento estratégico" dos EUA em relação à China e o impacto internacional
O denunciado empresário do setor de móveis e eletrodomésticos deixou de recolher ICMS por pelo menos 44 vezes
Meteorologista prevê que super El Niño trará estiagem comparável às crises de 1988 e 2016; próxima década terá clima estável antes do evento extremo
William Guimarães, 34, trabalhava como vendedor em uma loja da Vivo em Manaus e viu de relance uma colega, sentada na mesa ao lado, levantar em um salto enquanto um homem apontava um revólver para ela
A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) é um documento essencial que deve ser apresentado anualmente por todos os microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil
Resultado tem impulso de políticas públicas; incerteza externa preocupa para 2025
Desde que retornou à Casa Branca em 20 de janeiro, o republicano impôs diversas tarifas sobre diferentes países e produtos — por vezes atrasando ou revertendo algumas de suas decisões
Eu tinha acabado de pedir demissão do meu cargo de diretora de contas em uma grande agência de propaganda de São Paulo para virar uma nômade digital, trabalhando enquanto viajava pelo mundo
Mesmo que o investimento seja menor, as microfranquias ainda têm riscos. Por isso, de acordo com especialista, o empreendedor precisar estar atento, pesquisar sobre a marca e o suporte que ela oferece
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade