Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
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Notícia
O ABC dos processos de RH e como a tecnologia pode ajudar
Simplificação e autonomia: Transforme a gestão de recursos humanos com tecnologia e flexibilidade
Daniele Theodorovicz – Diretora de Pessoas & Cultura da Arlequim Technologies
Discutir automatização e digitalização de processos dentro da área de Recursos Humanos é sempre relativo porque o nível de maturidade das empresas varia muito e cada organização deve analisar de forma particular seu momento e objetivos de negócio. Mas o principal ponto em comum que identifico nesses mais de 20 anos de atuação no desenvolvimento de projetos na área de Pessoas & Cultura é que priorizar o simples pode ser o caminho mais assertivo.
Com esquemas de trabalho cada vez mais específicos, seja o híbrido, o home office total, ou o 100% presencial, oferecer mobilidade aos colaboradores tornou-se essencial nos tempos atuais. Mais do que nunca, é recomendável oferecer estações de trabalho acessíveis de qualquer lugar, com segurança, integração e disponibilidade.
Neste contexto, a tecnologia é uma aliada importante para simplificar os processos de RH e torná-los mais acessíveis, especialmente quando falamos em equipes dispersas geograficamente. Me refiro a atividades essenciais que começam pelo recrutamento e seleção, seguido da entrada do colaborador na empresa, passando pelo de treinamento e desenvolvimento até sua rotina diária com utilização de benefícios, controle da jornada de trabalho e assinatura de documentos. A grande sacada, na minha visão, é deixar as ferramentas, no máximo, a três cliques de distância das pessoas para que tenham autonomia sobre sua vida corporativa e para que busquem uma evolução contínua enquanto integrarem a organização.
Essa autonomia pode ser oferecida nas questões simples do dia a dia a partir de medidas como a criação de um portal do colaborador, que passe a funcionar como um canal efetivo de treinamento e desenvolvimento, gestão de férias e pontos eletrônicos, por exemplo.
Muitas empresas já desenvolveram chatbots, com o auxílio da Inteligência Artificial, que tiram dúvidas primárias dos colaboradores em questão de segundos e em qualquer horário. E esse processo oferece um ganha-ganha, tanto para o colaborador, que é atendido de forma eficiente, como para o profissional do RH que conquista tempo para analisar outros pontos nevrálgicos da área de gestão de pessoas.
Olhando para as empresas que ainda não trabalham com ferramentas tecnológicas dentro das diferentes frentes de RH, investir em tecnologia é um importante primeiro passo para criar subsistemas mais eficientes e abrangentes. Existem várias plataformas, diversas tecnologias e parceiros, com ampla variedade de preços que cabem em diferentes tamanhos de bolso. É sempre importante analisar aquela que fará sentido para o porte e momento da organização. Investir de forma coerente e consistente gera resultados em todos os níveis.
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