Veja quais empresas não precisam entregar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) em 2025, segundo regras da Receita Federal e legislação vigente
Área do Cliente
Notícia
Documentos empresariais: cuidado com eles é sinônimo e produtividade
Em um cenário empresarial cada vez mais pautado na digitalização, a gestão de documentos tornou-se uma peça essencial para as operações, seja em macro ou micro escala.
No mundo contemporâneo, o avanço da tecnologia em escala exponencial permitiu que as relações corporativas passassem por transformações significativas. Nesse sentido, em um cenário empresarial cada vez mais pautado na digitalização, a gestão de documentos tornou-se uma peça essencial para as operações, seja em macro ou micro escala.
De fato, manter um sistema sempre funcionando, organizado e acessível não somente agiliza os processos internos da empresa, como também contribui diretamente para uma tomada de decisão mais assertiva. Se você quer ficar por dentro desse assunto, saber mais sobre como fazer uma gestão de documentos empresariais que seja efetiva, continue lendo, porque separamos algumas dicas elementares nesse processo.
Adote a digitalização estratégica
Inicialmente, é importante destacar que, na era da digitalização, operar com papéis físicos pode ser um grande problema. A digitalização é a base moderna da gestão de documentos quando pensamos de forma pragmática. Isso quer dizer que, ao converter os documentos físicos em formatos digitais, o primeiro retorno é a redução da necessidade de construir espaços destinados a tal armazenamento físico.
Outro ponto que vale ser enfatizado, também, é que documentos online são muito mais fáceis de serem encontrados e compartilhados. Isso porque existem sistemas e mecanismos de buscas que viabilizam essa movimentação, processo que é muito mais difícil com documentos físicos, geralmente guardados em pastas e, posteriormente, em gavetas.
Além disso, os documentos digitalizados são muito mais seguros no que se refere à segurança e à perda, bem como possíveis danos à sua integridade. Portanto, a digitalização é o primeiro passo para uma boa gestão de documentos.
Construa uma categorização lógica e hierárquica
Quando o assunto se refere a organização de documentos, arrumá-los em uma ordem lógica e hierárquica é algo elementar, ou seja, é básico. Ocorre que, através dessa estruturação, torna-se possível, por parte de qualquer membro da equipe, localizar determinados documentos necessários para uma possível ação. Muitas vezes, a falta de organização dificulta a busca e, consequentemente, faz com que se perca tempo.
Estabelecer esses critérios é uma excelente maneira de otimizar o tempo de busca pelos documentos, sejam eles digitais ou fisicamente existentes em um lugar específico.
Invista no armazenamento em nuvem
A internet possibilitou que muitos processos se tornassem mais simples, e, com a gestão de documentos, não foi diferente. O armazenamento em nuvem é uma excelente estratégia por uma simples razão: permite o acesso a qualquer dado, a qualquer horário, de qualquer lugar do mundo.
O acesso a determinados documentos de forma remota é uma realidade recentíssima quando pensamos na história da humanidade. Nos negócios, essa ferramenta é especialmente útil para flexibilizar o acesso de equipe, ignorando completamente as limitações geográficas impostas pela realidade física.
Defina uma política de acesso
Especialmente em trabalhos que lidam com documentos sigilosos ou de extrema importância corporativa, definir níveis de acesso é fundamental para proteger determinadas informações. Nesse sentido, é elementar garantir que somente pessoas com autorização tenham acesso aos documentos relevantes. Esse controle é fundamental para evitar possíveis transtornos relacionados à segurança dos documentos.
Invista em um sistema de backup regular
No caso dos documentos físicos, essa dica não se aplica, uma vez que não existe backup acerca da materialidade. No entanto, para aqueles que possuem sistemas digitalizados e, por consequência, documentos digitais, o backup é crucial.
Muitas pessoas subestimam a importância dos backups regulares. No entanto, manter cópias de seguranças dos documentos em locais externos, alheios aos comumente utilizados, é uma excelente maneira de proteger as empresas contra possíveis falhas técnicas.
A perda de dados é um pesadelo que já assombrou algumas empresas, uma vez que incidentes desse tipo tendem a ocorrer com mais frequência do que imaginamos. Por essa razão, para uma gestão de documentos efetiva, os backups regulares são uma peça-chave.
É preciso construir uma rotina de arquivamento
Uma boa gestão de documentos precisa ser feita categoricamente, ou seja, com o devido cuidado. Por esse motivo, é essencial criar uma rotina consistente de arquivamento. Isso quer dizer que, regularmente, é preciso revisar e atualizar os documentos, removendo aqueles desatualizados, fazendo o arquivamento daqueles documentos que não são mais importantes para os negócios.
Por fim, vale salientar, também, que a gestão de documentos eficaz é um investimento valioso para qualquer empresa que almeje prosperar no mundo dos negócios. Através dessas dicas, as empresas podem melhorar de forma significativa os fluxos de trabalho, bem como as tomadas de decisões relacionadas a determinados projetos e negociações.
Para tal, além disso, é importante contratar profissionais adequados com a expertise para lidar com essas questões, como um assistente administrativo, arquivista, bibliotecário, gestor de conteúdo, gerente de documentação, administrador, entre outros.
No final das contas, o sucesso dos negócios não depende de uma variável isolada no processo, mas, sim, da atuação conjunta desses vários atores que desempenham papéis fundamentais na boa gestão dos documentos. Uma gestão efetiva de documentos necessita de um aparato técnico para que todos os processos fluam da melhor forma possível.
Notícias Técnicas
Com a Reforma Tributária aprovada, empresas precisam revisar operações, escolher o regime mais adequado e adaptar sistemas para garantir eficiência fiscal em 2026
Nova exigência da Receita obriga definição prévia do regime tributário e preocupa entidades por elevar burocracia e gerar insegurança jurídica
Serviço mantido pelo MDIC será descontinuado. Alteração está prevista em decreto
Corte decidiu que não incide imposto por entender que não foi formada reserva de capital
Confira o calendário das obrigações contábeis e fiscais de julho a dezembro de 2025 com os prazos, documentos e impactos para empresas
Contribuintes têm até 30 de setembro para aderir à nova proposta de renegociação federal, que inclui parcelamentos em até 133 meses e condições especiais para MEIs e empresas do Simples Nacional
Fique por dentro dos prazos, obrigatoriedades e penalidades da ECF, uma das principais obrigações acessórias fiscalizadas pela Receita Federal
Debate vai reunir especialistas e representantes do Congresso, TST e ministérios para discutir limites legais da contratação de pessoas jurídicas.
Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Notícias Empresariais
Estresse, insatisfação e falta de flexibilidade alimentam uma nova onda de exaustão emocional no trabalho — especialmente entre os mais jovens
Pesquisa da UCLA revela os benefícios para a saúde de trabalhar por conta própria, especialmente para mulheres
Descubra como usar o ChatGPT de forma mais estratégica com uma simples palavra que transforma comandos comuns em respostas inteligentes e aplicáveis
Em busca de liberdade, propósito e flexibilidade, jovens rejeitam vínculos formais e desafiam o modelo tradicional de trabalho
Empresas brasileiras estão revendo contratos para se adequar à reforma tributária. Cláusulas de preço líquido, fusões, aquisições e concessões estão no foco.
As regras das jornadas de trabalho são diferentes para quem está como CLT, autônomo e estagiário
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade