Ferramenta disponibiliza lista de devedores contumazes e orientações para acompanhamento e regularização fiscal
Área do Cliente
Notícia
Uma conversa qualificadora
Quando você está na linha com um prospect ou lead, a conversa qualificadora é determinante para definir se vale a pena ou não ter outras conversas e isso para ambos os lados
Quando falo em conversa qualificadora, estou me referindo a um ambiente de vendas.
É um tipo de conversa bidirecional e permanente. Permanece mesmo depois da venda e mesmo depois da entrega.
Eu diria que todas as conversas, nos negócios, são qualificadoras.
Mas essa extrapolação nos atrapalha um pouco agora.
Vamos nos centrar no início do relacionamento comercial.
É quando os radares ficam altamente ligados para calibrar se essa relação pode ser profícua ou uma perda de tempo.
Quando você está com um prospect na linha ou mesmo um lead (pessoa que manifestou interesse no seu produto), a conversa qualificadora é determinante para definir se vale a pena ou não ter outras conversas e isso para ambos os lados.
Você qualifica a oportunidade e a pessoa também.
Afunilamos bastante agora.
Estamos em uma situação onde duas pessoas que não se conhecem estão tendo a primeira conversa qualificadora.
Na ponta de cá estamos nós, eu e você. Nós queremos vender “coisas”.
Não se apegue ao seu produto. Sei que é uma cria muito bem cuidada e que supriu muito para você e seus mais próximos. Mas não se apegue, meu caro. Isso atrapalha muito os negócios.
Imagine seu produto/serviço com um simples, repito, simples meio de resolver problemas que as pessoas estão dispostas a pagar.
Portanto o centro da conversa qualificadora não é nosso produto, infelizmente
Adoro mostrar como faço “minhas mágicas”, mas as pessoas não ligam. Demorei uns 20 anos para assimilar isso.
Voltando.
Queremos sair dessa conversa com a convicção que vale a pena prosseguir com a oportunidade.
Que novas conversas devem acontecer em curto prazo para evoluir em um negócio fechado.
Queremos saber se nossa oferta (produto + condições) é necessária e suficiente para resolver um problema do nosso interlocutor.
Se sim, queremos saber se ele pretende resolver rapidamente o seu problema.
Se sim, queremos saber se dispõe de recursos para comprar nossa solução
Já nosso interlocutor quer saber se poderemos ser úteis no que está na sua pauta de problemas a resolver a curto prazo e se somos qualificados para prover essa solução.
Por qualificação ele entende por atendimento pleno da necessidade, prazo de entrega e preço.
Posto assim queremos conversas onde as situações se encaixam.
Todo o resto não interessa.
Não interessa se ele é de Piracicaba.
Não interessa se ele também conhece fulano ou sicrano.
Não interessa se ele votou em A ou B.
Até aí ok.
Agora lá vai uma martelada.
Conversa qualificadora não é uma estrutura de convencimento e drible em objeções.
Nem tão pouco é uma conversa para você falar do tempo da sua empresa no mercado e o quanto você é bom naquilo que faz.
Mas esse é um erro de amadores e sei que você não o comete.
O que talvez você tenha que reconsiderar é o tempo que você passa com pessoas que não apresentam encaixe.
Mais importante do que falar com a pessoa certa é falar no momento certo.
Qualquer pessoa abrirá a porta de casa para um médico quando se tem alguém enfermo no quarto.
A conversa qualificadora é melhor quando mantida por pessoas com domínio do assunto em pauta. Por isso decisores são melhores do que staff. Mas nada fará um decisor comprar algo que não precisa.
Elimine (se é que você usa alguma coisa dessas, sei que não), toda pirotecnia, jargão, clichês, generalidades e promessas de valor vazias como “somos uma empresa de 40 anos, prometemos qualidade a preço justo, nosso atendimento é excelente e somos os líderes de mercado”.
No mundo corporativo, isso aniquila sua imagem.
Sei que você não faz nada disso… mas fico preocupado de você repassar isso para alguém que esteja começando na carreira dos business e essa pessoa não ter noção do que se trata.
Erradique da sua conversa de qualificação os pronomes “Eu” e “Nós”. Fale “você” o tempo todo.
Em vez de falar “nós iremos te dar um curso, líder em reconhecimento e premiado pela xpt, que capacita a plantar rosas” diga “você saberá plantar rosas e terá um ambiente cheiroso em casa o tempo todo”.
O que as pessoas compram é um resultado. Seu produto é meio.
Posso ser grosseiro um pouco, agora que você chegou a essa altura do texto?
Permita-me vai?
ok, com a sua permissão…
As pessoas literalmente se lixam para o que fazemos para prover o resultado que elas pagaram para obter.
Pronto. Isso estava no meu peito e precisei tirar. Obrigado
Vamos juntar isso tudo e modelar nossa cabeça para ter o máximo de conversas qualificadoras por dia.
Lido com muitos empresários e executivos. A grande maioria homens. A grande maioria acima dos 40. A grande maioria excepcionalmente capacitada para prover resultados.
A missão aqui é colocá-los frente a frente com quem interessa. É como um caçador que precisa atravessar o leito do rio para buscar a caça que sua aldeia precisa.
Eu me vejo como esse barco para essa curta travessia. Levar você para o seu melhor mercado. Podemos dar uma olhada nas armas e como mirar, mas o cerne, o centro está em caçar na floresta certa.
E a conversa de qualificação é um meio de você dedicar seu tempo para a caça certa, em volume
Esqueça os roteiros decorados e não transpareça para a pessoas que elas estão em um processo roteirizado de perguntas. Conduza com objetividade e humanidade, sem rodeios e sem clichês. Com respeito.
Ok, por hoje.
Espero que me perdoe o jargão chulo, mas em vendas e nos business, acredito que mais do que no futebol, palavras inimagináveis saem da boca até das mais singelas criaturas.
Eu tive uma executiva na equipe que quando falava de business era algo assim: “Aquele #$%@$! do ca%*&Tˆ%, você acredita que o miserável ainda pediu 15% de desconto no setup, isso depois daquela #$%ˆ& da chefe dele ter me dito que o corno iria… etc etc”
A gente ficava boquiaberto. Essa moça era do coral da igreja.
O que um grande contrato não faz com certo tipo de pessoas. Nós.
Mas adoramos.
Notícias Técnicas
Painel interativo amplia a transparência e apoia o acompanhamento dos benefícios tributários no Brasil
Pagamentos se encerram no dia 7 de julho. Para conferir a data de pagamento, o cidadão deve considerar o número final do cartão de benefício
Solução de consulta esclarece que valores pagos para custear alimentação e hospedagem em viagens a trabalho continuam isentos, desde que preservem sua natureza indenizatória
Versão 1.02a da Nota Técnica 2026.001 detalha regras operacionais do PAA, iniciativa que integra o processo de modernização da emissão da Nota Fiscal Eletrônica
Conheça as leis, tipos e pilares para garantir a segurança jurídica no RH
Falta de adequação aos novos campos de IBS e CBS pode levar à rejeição automática de notas fiscais a partir de agosto e comprometer o faturamento das empresas
PGFN e contribuintes divergem sobre registros contábeis e cumprimento do artigo 30 da Lei 12.973/2014, em casos que podem impactar a base tributável das empresas
Nova plataforma centraliza cadastros e empresas têm até 25 de julho para atualizar dados
Histórico de contribuição em sistemas diferentes abre possibilidade legal para recebimento de dois pagamentos. Entenda
Notícias Empresariais
Riscos financeiros, problemas de compliance e falhas operacionais muitas vezes começam fora da empresa. A diferença está em como as organizações monitoram sua cadeia de fornecimento
Levantamento com mais de 48 mil profissionais sugere que vulnerabilidades corporativas estão mais presentes em situações cotidianas do que em fraudes explícitas
Estudos apontam que ambientes com maior participação dos colaboradores podem contribuir para inovação, produtividade e retenção de talentos
Ato assinado pela presidência do Senado estende o prazo da MP que instituiu o Novo Desenrola Brasil até o início de setembro. Sebrae tem página com orientações aos empreendedores
Por que sair do plano e executar é essencial para seu sucesso empresarial
Falta de estratégia para uso da tecnologia no ambiente jurídico abre brechas para problemas legais devido ao uso informal pelos profissionais, mostra pesquisa
É urgente incluir a longevidade nas agendas do setor corporativo, do poder público e das entidades de classe, diante do crescente desequilíbrio entre a criação e o encerramento de milhares de empresas a cada ano
Nova função do open finance reduz falhas e agiliza compras
Líderes monitoram lucro, produtividade e turnover. Mas existe um indicador que impacta todos eles simultaneamente e ainda não tem linha no dashboard
Falar sobre saúde mental no ambiente corporativo deixou de ser um assunto restrito ao setor de Recursos Humanos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade