A Resolução CGSN nº 191/2026 prorroga a obrigatoriedade para 1º de novembro de 2026 e estabelece que as regras de IBS e CBS no Simples Nacional entram em vigor em 1º de janeiro de 2027
Área do Cliente
Notícia
Planejar, Prevenir, Agir... Diante de uma Crise, o Que Fazer?
Momento de parar e refletir! Hora de avaliar o que feito, o que não deu certo, fazer balanços e planejar o ano que vai chegar. De fato, tudo isso passa pela nossa cabeça quando vimos se aproximar as luzes do Novo Ano.
Momento de parar e refletir! Hora de avaliar o que feito, o que não deu certo, fazer balanços e planejar o ano que vai chegar. De fato, tudo isso passa pela nossa cabeça quando vimos se aproximar as luzes do Novo Ano.
"Não vivenciamos apenas uma, duas, três crises. Foram várias e em todos os segmentos: político, econômico, social e ambiental. Ah! Podemos dizer ainda que enfrentamos outras crises, as que se apresentam nos contextos da moral e da ética. E o que fazer?"
Momento de parar e refletir! Hora de avaliar o que feito, o que não deu certo, fazer balanços e planejar o ano que vai chegar. De fato, tudo isso passa pela nossa cabeça quando vimos se aproximar as luzes do Novo Ano.
Nesse exercício, uma pergunta que não quer se calar. Estou me referindo a uma questão do trabalho acadêmico de uma estudante da Faculdade Anhanguera, em Belo Horizonte, que agora já está formada em Relações Públicas: “Como agir diante de uma crise?”
Pois é! Essa foi a pergunta que nos inquietou muito ao longo de 2015. Não vivenciamos apenas uma, duas, três crises. Foram várias e em todos os segmentos: político, econômico, social e ambiental. Ah! Podemos dizer ainda que enfrentamos outras crises, as que se apresentam nos contextos da moral e da ética. E o que fazer?
Perguntinha desafiosa né! Os mais entendidos desse assunto dizem que é preciso antever, prevenir, se antecipar à crise e, estando mergulhado nela, gerenciá-la com perícia e precisão.
É claro que cada situação tem suas peculiaridades e as soluções devem ser tomadas na medida certa de cada caso concreto. Mas há sim alguns cuidados que podem nos ajudar muito. Está aí um bom desafio para todos nós que lidamos com comunicação estratégica.
Os chamados “planos de crises”, que consistem na simulação de situações indesejadas, são métodos utilizados por grandes empresas, especialmente, aquelas organizações que lidam com a possibilidade de riscos iminentes. Mas, se pensarmos que hoje em dia “qualquer coisa” pode detonar uma crise, até mesmo um “deixar” de dizer algo importante em momento oportuno, não custa nada adotarmos a prática da prevenção.
Diante disso, vale reforçar atitudes eficazes diante de uma crise:
• Observar os cenários em que a empresa está inserida e acompanhar as notícias a respeito do segmento em que ela atua, fazendo o acompanhamento da mídia e sua repercussão.
• Monitorar as principais notificações nas redes sociais sobre os clientes e responder, principalmente, as questões mais recorrentes.
• Fazer um filtro dos assuntos mais evidenciados e não deixar nenhuma questão importante sem resposta.
• Manter a reputação (boa imagem) da organização sem arranhões. Isso pode ser feito também a partir do monitoramento diário de cenários.
• Avaliar o que a mídia retrata. É de conhecimento amplo que aquilo que a imprensa repercute pode interferir na vida produtiva da empresa e as informações distorcidas geram danos, muitas vezes, irreparáveis.
• Fornecer informações claras e objetivas sobre o assunto que gera a crise para os empregados, os fornecedores e os stakeholders, buscando esclarecer todos os pontos de conflitos.
• Estabelecer um comitê de crise, com pessoas estratégicas e conhecedoras do negócio e suas interferências, para municiar de informações a equipe da comunicação e outros grupos de interesse.
• Estabelecer, com a cúpula da empresa, quem vai atender a imprensa, quem vai responder “a todas” as questões sem escamoteamento de informações, ou seja, sem “meias verdades”. Essa pessoa deve ser preferencialmente o presidente da Organização, ou na sua falta, um profissional preparado para sucedê-lo.
• Números, dados, transparência, rapidez, precisão são fundamentais, portanto, devem sempre estar à mão.
• Outra postura importante é o não “cochilar” em serviço. Numa crise, não se pode: ver e fingir não enxergar; dizer e não falar nada útil; acusar sem provas; justificar erros sem apresentar saídas para o problema.
Deste trabalho, participam profissionais de comunicação (relações públicas, jornalistas, analistas de mercado, outros profissionais de áreas estratégicas) e ainda o pessoal da administração do alto escalão, responsáveis pela redução dos potenciais danos causados por uma crise.
Agindo assim, podemos evitar um mal maior ou, quem sabe, termos condições de agir com a habilidade necessária quando a crise estourar.
Notícias Técnicas
A nova regra regulamenta o reconhecimento da receita pelo faturamento da operação, extingue a opção pelo regime de caixa para a apuração mensal e revoga dispositivos da Resolução CGSN nº 140/2018
Encontro acontece no dia 18 de agosto, a partir das 9h, e será transmitido pelo YouTube do CFC
Na segunda-feira, dia 24 de agosto, será necessário atualizar as credenciais de acesso
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) adiou para 1º de janeiro de 2027 a obrigatoriedade dos procedimentos de emissão de documentos fiscais previstos no Ajuste Sinief nº 49 de 2025
Nota Técnica 2026.002 v1.01a posterga para 4 de janeiro a validação que exige o CNPJ do terceiro cobrado em determinados itens da Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica
Retenção automática de IBS e CBS pode reduzir liquidez e aumentar a necessidade de crédito para financiar operações
Profissional costuma cobrir folgas e ausências em escalas de revezamento, mas não existe contrato de “folguista” previsto especificamente na CLT
Decisão do TST reforça Lei Maria da Penha: gestão de medida protetiva e riscos na empresa
O PEM 2025 oferece condições significativamente melhores em comparação aos parcelamentos anteriores
Notícias Empresariais
Estratégia costuma ser associada a novos mercados, produtos e oportunidades. Mas empresas também precisam definir quais clientes não atenderão, quais projetos não receberão recursos
O que acontece quando deixamos de reagir ao mundo e começamos a observá-lo antes de responder?
Existe uma frase, em tom de brincadeira, que diz “o chefe sempre entra no trabalho como uma tempestade, espalhando papéis e medo, e desaparece misteriosamente quando há problema”
Tratar benefícios apenas como despesa pode levar a decisões focadas no menor custo, ignorando seu impacto na retenção, produtividade e resultados do negócio
Saiba como a falta de acompanhamento gera despesas desnecessárias e riscos ocultos
Método propõe mudanças simples na rotina antes do expediente para reduzir estímulos e criar uma transição gradual para o trabalho
Metodologia do Sebrae alinha educação financeira e monitoramento pós-crédito. Operações do Fampe no sistema cooperativo alcançam 90% de adimplência
Pesquisa aponta que infraestrutura de pagamentos mais acessível favorece trabalho por conta própria e pequenos empreendimentos
Ferramentas de IA conseguem produzir análises, textos e recomendações em segundos. O diferencial profissional começa a mudar quando obter uma resposta deixa de ser difícil e avaliar se ela merece confiança
Dados do iFood Benefícios apontam avanço no uso de recursos para qualificação, enquanto escassez de talentos e mudanças provocadas pela IA pressionam empresas a aproximar benefícios, carreira e desenvolvimento profissional
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade