Ambiente de Produção Restrita ficará indisponível a partir das 19h e terá novos eventos, schemas XML e API de limpeza de dados
Área do Cliente
Notícia
Desorganização e organização
Tenho observado que uma casa desorganizada, por exemplo, a pessoa que habita nela, gostaria de começar a colocar tudo no lugar, porém não têm ânimo.
A desorganização na vida de qualquer pessoa pode acontecer, uma pessoa pode ser desorganizada desde criança ou pode se tornar desorganizada em alguma fase da vida, eu conheço pessoas assim com essa característica. Porém qualquer comportamento em nossa vida que não nos ajuda a produzir positivamente deve ser repensado, pois o fruto dessa produtividade pode não ser tão positivo o quanto desejamos.
De acordo com MONTANA & CHARNOV (2005, P.173) {...} De acordo com os autores nos estudos de tempos e movimentos de FREDIRICK TAYLOR concluía-se que se mudasse o comportamento do trabalhador aumentaria a produção.
“TAYLOR acreditava que só haveria prosperidade econômica com a otimização”.
Muitas vezes estamos vivendo numa zona de conforto, a nossa casa é o nosso cantinho, nosso descanso, nosso porto seguro, mas muitas vezes este refúgio não está organizado e cada vez mais a pessoa sente menos vontade de organizar, em meus estudos de casos tenho coletado informações bastante relevantes sobre isso.
Tenho observado que uma casa desorganizada, por exemplo, a pessoa que habita nela, gostaria de começar a colocar tudo no lugar, porém não têm ânimo.
Tenho percebido em meus estudos de casos agregando as consultorias que faço que uma coisa gera outra, ou seja, a pessoa fica desanimada por estar desorganizada e desorganiza por estar desanimada.
Porém a minha sugestão é tomar a atitude da mudança de comportamento.
Vamos imaginar que acordamos pela manhã e temos afazeres:
Cozinha; louças na pia, chão sujo, etc.;
Camas para arrumar;
Roupas para lavar;
Sala e outros ambientes para arrumar.
A minha sugestão é fazer um plano do que fazer nesse dia, uma agenda, uma folha de caderno, sulfite e descrever tudo que precisa fazer neste dia.
Coloque no topo da lista:
• Prioridades
• Secundárias.
O que eu entendo como prioridade são aquelas atividades mais importantes a se fazer, ou “que só você pode fazer” como, por exemplo:
Lavar/secar a louça deixando a pia limpa;
Limpar o chão da cozinha;
Arrumar as camas;
Guardar objetos que estejam fora do lugar...
Vá riscando o que foi feito, em seguida verifique o quanto você fez, olhe os ambientes por onde passou com a sua organização e verá que fez muito.
Segundo CHIAVENATO {(2000 P.83,84){...} “O comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes";
CHIAVENATO destaca as pesquisas de KURT LEWIS em suas pesquisas chamando a atenção para o fato que um comportamento é gerado por um, motivo.
“Ainda conforme o autor. “O ambiente psicológico (ou ambiente comportamental) é o ambiente tal como é percebido pela pessoa. Mais do que isso, é o ambiente relacionado com as atuais necessidades do individuo.”
Para LEWIS” toda necessidade cria um estado de tensão no individuo, uma predisposição a ação, sem nenhuma direção específica”.
Para CHIAVENATO (2000, P.34 A 40) Este autor fez estudos sobre a Teoria de Tempos e movimentos de Taylor com estudos de casos dos trabalhadores e inserindo outros autores mais antigos as suas pesquisas, verificou-se que as atitudes deles tinham uma causa ou origem, foram detectados vários fatores que foram considerados fatores causadores uma causa de indisposição para o trabalho, baixa produção, e irritabilidade.
Os fatores fisiológicos:
Fome;
Sono
Cansaço
Fatores ambientais;
Pouca luminosidade;
Excesso de matéria prima nas máquinas e mesas.
Eu destaquei alguns fatores nos estudos do CHIAVENATO para fazer um paralelo com o assunto abordado de organização e desorganização. Aplicando ao nosso estudo vemos que faz todo sentido.
A maneira de resolver isso segundo CHIAVENATO era resolver as causas para que o trabalhador ficasse satisfeito.
Trazendo essa verdade para a nossa realidade, não como trabalhadores, mas como pessoas e indivíduos, podemos aplicá-la, pois as pesquisas do autor foram feitas em estudos de casos de pessoas como indivíduos.
Enfim, podemos continuar na zona de conforto ou mudar e eliminar o que nos causa o desânimo, em nosso estudo de caso, é a DESORGANIZAÇÃO então vamos encarar de frente E VAMOS:
Planejar;
Agir;
Disciplina/continuar.
Um grande abraço e desejo que as minhas dicas te ajudem a mudar o comportamento e se organizar, disciplinar e obter a satisfação.
BIBLIOGRAFIA
CHIAVENATO, Idalberto (2000, p.33, 44, 83,84), Teoria Geral da Administração, 2°edição, RJ, editora CAMPUS, 2005.
MONTANA & CHARNOV (2005, P.173), Administração, 2°edição, editora SARAIVA, 2005.
Notícias Técnicas
Nova regra aprovada pelo CGSN muda o reconhecimento das receitas e determina que a apuração mensal considere o faturamento das operações
A transição para IBS e CBS exige dados e sistemas preparados desde já
Empresas poderão manter o modelo tradicional ou aderir ao regime híbrido para recolhimento de IBS e CBS a partir de 2027
Ato Conjunto RFB/CGIBS nº 5/2026 institui o Programa Nacional de Conformidade Tributária
A CBS e o IBS são pilares da Reforma Tributária e foram criados para simplificar a tributação sobre o consumo, reduzir a burocracia e aumentar a transparência do sistema
A Receita Federal regulamentou o procedimento autônomo para a solução consensual de conflitos tributários e aduaneiros, ampliando as alternativas de mediação e negociação entre o Fisco e os contribuintes
A Receita Federal atualizou as regras de arrolamento de bens e direitos, criando tratamento específico para contribuintes com os Selos Confia ou Sintonia, conforme a IN RFB nº 2.338/2026
O CARF manteve a glosa de despesas financeiras de uma holding imobiliária, entendendo que empréstimos repassados gratuitamente a empresas do grupo não atendiam aos requisitos para dedução no IRPJ e na CSLL
O STF manteve o entendimento de que a discussão sobre a exigibilidade do DIFAL do ICMS possui natureza infraconstitucional, conforme o Tema 1.331 da repercussão geral
Notícias Empresariais
Responder mensagens, participar de reuniões e resolver pequenas pendências mantém qualquer profissional ocupado. O problema aparece quando sobra cada vez menos tempo para aquilo que realmente deveria avançar
Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, saúde, desenvolvimento e proteção familiar ganham peso nas decisões dos jovens e pressionam o RH a construir pacotes que façam sentido dentro e fora da empresa
O líder tem o direito de sentir e expor medo?
Medidas ampliam o combate a fraudes e facilitam a recuperação de valores em movimentações suspeitas
Fortaleça a governança e o planejamento empresarial com esta ferramenta
Tentativas de fraude por internet e telefone atingiram 44% dos pequenos negócios segundo pesquisa do Sebrae e FGV; especialistas orientam empresários a desconfiar de cobranças antecipadas
Investidores poderão acessar serviços pelo Portal do Investidor
Boletim Focus projeta inflação de 5,02% e Selic de 13,75% em 2026
Estratégia costuma ser associada a novos mercados, produtos e oportunidades. Mas empresas também precisam definir quais clientes não atenderão, quais projetos não receberão recursos
O que acontece quando deixamos de reagir ao mundo e começamos a observá-lo antes de responder?
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade