NBC TA 240 (R2) detalha a resposta do auditor a suspeitas de fraude e exige atenção contínua aos riscos durante o trabalho
Área do Cliente
Notícia
Desorganização e organização
Tenho observado que uma casa desorganizada, por exemplo, a pessoa que habita nela, gostaria de começar a colocar tudo no lugar, porém não têm ânimo.
A desorganização na vida de qualquer pessoa pode acontecer, uma pessoa pode ser desorganizada desde criança ou pode se tornar desorganizada em alguma fase da vida, eu conheço pessoas assim com essa característica. Porém qualquer comportamento em nossa vida que não nos ajuda a produzir positivamente deve ser repensado, pois o fruto dessa produtividade pode não ser tão positivo o quanto desejamos.
De acordo com MONTANA & CHARNOV (2005, P.173) {...} De acordo com os autores nos estudos de tempos e movimentos de FREDIRICK TAYLOR concluía-se que se mudasse o comportamento do trabalhador aumentaria a produção.
“TAYLOR acreditava que só haveria prosperidade econômica com a otimização”.
Muitas vezes estamos vivendo numa zona de conforto, a nossa casa é o nosso cantinho, nosso descanso, nosso porto seguro, mas muitas vezes este refúgio não está organizado e cada vez mais a pessoa sente menos vontade de organizar, em meus estudos de casos tenho coletado informações bastante relevantes sobre isso.
Tenho observado que uma casa desorganizada, por exemplo, a pessoa que habita nela, gostaria de começar a colocar tudo no lugar, porém não têm ânimo.
Tenho percebido em meus estudos de casos agregando as consultorias que faço que uma coisa gera outra, ou seja, a pessoa fica desanimada por estar desorganizada e desorganiza por estar desanimada.
Porém a minha sugestão é tomar a atitude da mudança de comportamento.
Vamos imaginar que acordamos pela manhã e temos afazeres:
Cozinha; louças na pia, chão sujo, etc.;
Camas para arrumar;
Roupas para lavar;
Sala e outros ambientes para arrumar.
A minha sugestão é fazer um plano do que fazer nesse dia, uma agenda, uma folha de caderno, sulfite e descrever tudo que precisa fazer neste dia.
Coloque no topo da lista:
• Prioridades
• Secundárias.
O que eu entendo como prioridade são aquelas atividades mais importantes a se fazer, ou “que só você pode fazer” como, por exemplo:
Lavar/secar a louça deixando a pia limpa;
Limpar o chão da cozinha;
Arrumar as camas;
Guardar objetos que estejam fora do lugar...
Vá riscando o que foi feito, em seguida verifique o quanto você fez, olhe os ambientes por onde passou com a sua organização e verá que fez muito.
Segundo CHIAVENATO {(2000 P.83,84){...} “O comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes";
CHIAVENATO destaca as pesquisas de KURT LEWIS em suas pesquisas chamando a atenção para o fato que um comportamento é gerado por um, motivo.
“Ainda conforme o autor. “O ambiente psicológico (ou ambiente comportamental) é o ambiente tal como é percebido pela pessoa. Mais do que isso, é o ambiente relacionado com as atuais necessidades do individuo.”
Para LEWIS” toda necessidade cria um estado de tensão no individuo, uma predisposição a ação, sem nenhuma direção específica”.
Para CHIAVENATO (2000, P.34 A 40) Este autor fez estudos sobre a Teoria de Tempos e movimentos de Taylor com estudos de casos dos trabalhadores e inserindo outros autores mais antigos as suas pesquisas, verificou-se que as atitudes deles tinham uma causa ou origem, foram detectados vários fatores que foram considerados fatores causadores uma causa de indisposição para o trabalho, baixa produção, e irritabilidade.
Os fatores fisiológicos:
Fome;
Sono
Cansaço
Fatores ambientais;
Pouca luminosidade;
Excesso de matéria prima nas máquinas e mesas.
Eu destaquei alguns fatores nos estudos do CHIAVENATO para fazer um paralelo com o assunto abordado de organização e desorganização. Aplicando ao nosso estudo vemos que faz todo sentido.
A maneira de resolver isso segundo CHIAVENATO era resolver as causas para que o trabalhador ficasse satisfeito.
Trazendo essa verdade para a nossa realidade, não como trabalhadores, mas como pessoas e indivíduos, podemos aplicá-la, pois as pesquisas do autor foram feitas em estudos de casos de pessoas como indivíduos.
Enfim, podemos continuar na zona de conforto ou mudar e eliminar o que nos causa o desânimo, em nosso estudo de caso, é a DESORGANIZAÇÃO então vamos encarar de frente E VAMOS:
Planejar;
Agir;
Disciplina/continuar.
Um grande abraço e desejo que as minhas dicas te ajudem a mudar o comportamento e se organizar, disciplinar e obter a satisfação.
BIBLIOGRAFIA
CHIAVENATO, Idalberto (2000, p.33, 44, 83,84), Teoria Geral da Administração, 2°edição, RJ, editora CAMPUS, 2005.
MONTANA & CHARNOV (2005, P.173), Administração, 2°edição, editora SARAIVA, 2005.
Notícias Técnicas
Mudança de residência exige atenção às datas e ao Imposto de Renda. Comunicação de saída e declaração são procedimentos distintos na Receita Federal
Segurados que não receberam a antecipação em abril e maio terão o abono depositado em parcela única, conforme o cronograma de pagamentos
Regulamentação deve orientar empresas sobre a distribuição dos descansos e a redução gradual da jornada semanal para 40 horas
Medida Provisória nº 1.399/2026 entrou em vigor com a publicação, mas estabelece efeitos a partir de 2 de fevereiro de 2027, em razão da noventena
Prorrogação busca concluir discussão técnica sobre avaliação dos incentivos fiscais; redução linear de 10% prevista na lei já está em vigor
Prazo para desistência vai até 20 de dezembro de 2026; decisão é irretratável e pode afetar preços, créditos tributários e relações comerciais em 2027
O Portal do CT-e publicou novo pacote de schemas, em conformidade com a Nota Técnica 2026.005, para adequar os documentos fiscais às regras do Simples Nacional no contexto da reforma tributária
A EFD-Contribuições permanecerá ativa em 2027, mesmo após o fim da apuração regular do PIS/Pasep e da Cofins, previsto para 31 de dezembro de 2026, para atender às obrigações de transição para a CBS
O Gecex prorrogou até 31/12/2026 a alíquota de 12% do imposto de exportação de óleos brutos de petróleo ou minerais betuminosos (posição 2709 da NCM).
Notícias Empresariais
Um empresário pode ter experiência, conhecimento e disposição para crescer, mas ainda assim encontrar dificuldades para identificar novos caminhos para o próprio negócio
O problema de muitas empresas não parece estar na falta de estratégia, mas no que acontece depois que ela é definida
Chamada pública de subvenção econômica regional somou R$ 450 milhões para desenvolvimento de projetos inovadores e de risco tecnológico
Em um momento de crédito desafiador, decisões sobre contratos, entregas e recebíveis devem entrar na agenda de toda a liderança
Nova modalidade poderá ajudar a financiar diferentes áreas do negócio. Entenda quais gastos entram na conta
Pesquisa mostra que executivos reconhecem a necessidade de atualizar suas competências diante das mudanças provocadas pela inteligência artificial
Pequenas atitudes podem ajudar a conquistar a saúde financeira esperada
Especialista explica como organizar estoque, entregas e custos para preservar o resultado das vendas
Na auditoria interna, investimos tempo para garantir qualidade técnica dos nossos trabalhos. Validamos evidências e elaboramos recomendações
Bolsa recua 0,82% com pessimismo externo e expectativas domésticas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade