Uma nota técnica (2014.002 – versão 1.40) atualiza o Web Service de Distribuição de Documentos Fiscais Eletrônicos para se adequar ao CNPJ alfanumérico, que passará a conter letras e números.
Área do Cliente
Notícia
Empresas familiares: um negócio de pai para filha
Consultores percebem aumento no número de mulheres assumindo negócios familiares, como na Fran's Café.
Comandada por dois irmãos de sangue e um de coração, a Fran's Café prepara-se para ter uma mulher no comando: Ana Gabriela Ribeiro Dazen, filha de Henrique Ribeiro, deve ter papel relevante numa transição que será, ao menos em parte, de pai para filha - uma tendência mais comum hoje, segundo dois observadores de empresas familiares consultados pelo iG.
"Todo mundo tem seu lado feminino e isso [ter mulheres no comando] equilibra mais a estrutura. Hoje se fala tanto em mulher por causa da presidente [Dilma Rousseff]...", diz Ribeiro, que prefere não dar uma data para a saída. "A meta é [estar preparado para sair] hoje, mas o prazo é muito difícil. Pode ser amanhã, pode ser daqui a 15 anos, mas sabemos que não somos eternos."
A Fran's Café foi fundada em 1972 em Bauru, no interior paulista, por dois irmãos: José Roberto e José Francisco Conde - o Fran que dá nome à rede. Ribeiro, um amigo de longa data, aderiu à empresa em 1988, quando foi aberta a primeira loja em São Paulo, no emblemático Edifício Itália.
Como a gestão familiar em dois núcleos, os Conde e os Ribeiro, vem dando certo - em 2012, a rede de 129 lojas atingiu R$ 100 milhões em faturamento - melhor é não mexer . Francisco, filho de José Francisco, é o nome mais cotado para assumir empresa em conjunto com Gabriela, uma das duas filhas de Ribeiro.
Hoje com 34 anos, a atual responsável pelo RH da Fran's Café passou metade da vida dentro do negócio. Enquanto atuava em todas as funções - da limpeza à direção - formou-se, fez MBA, estou línguas e prestou consultoria a outras empresas.
Perguntada, Gabriela não sabe dizer ao certo se tanta dedicação à vida profissional é uma característica própria ou se reflexo de ter sentido que a linha de partida delas fica um tanto atrás da deles.
"Eu, no começo, senti a necessidade de ser um pouco mais... não que eu queria ser homem, mas no começo eu senti algum preconceito sim", diz. "Fui estudar governança corporativa focada na empresa familiar. Não sei se é um jeito meu ou pelo fato de ser mulher. As meninas que trabalham comigo tem um perfil semelhante."
'O filho espera cair no colo'
Presidente do Comitê de Sucessão Familiar da Câmara Americana de Comércio (Amcham) Brasil em Goiás, Cauê Silveira Campos se diz "impressionado" com o aumento da procura de mulheres por grupos que discutem a transição em negócios familiares.
Hoje, diz ele, as mulheres já são maioria nas reuniões promovidas pelo comitê. E, geralmente, elas são mais bem formadas do que os homens.
"O filho geralmente espera que a empresa dos pais caia no colo. A filha se prepara mais para poder dizer ‘estou aí também'", diz Campos. "E a mulher é mais ambiciosa, pois tem mais barreiras para vencer."
Consultor de empresas familiares, Domingos Ricca também diz ter recebido mais clientes em que quem assume - o vai assumir - o negócio é uma filha.
"Estou há 23 anos e não lembro de nenhum caso nos primeiros dez anos", diz ele. "Nos últimos dois ou três, foram sete."
Um traço marcante entre as sucessoras, diz o consultor, é o fato de já terem trabalhado em outras companhias.
"A maioria delas, para terem mais conhecimento e até mesmo por exigência dos pais, passa um período do lado de fora. Já os homens, não: se gostam, vão direto para a empresa familiar."
‘Autoconfiança'
Aos 29 anos, Ana Flávia Abrão lidera desde 2006 o setor de armazenagem e, desde 2008, as concessionárias do Grupo Voar. Sua irmã, Alessandra, é responsável pelo braço de aviação. Ana diz que foi um dilema para o pai de quatro filhas.
"El se viu obrigado a se amarrar a um dos pilares: ou preservava os negócios e deixava de lado um pouco o machismo ou o contrário", diz ela. "Ele optou pelos negócios. "
Antes de assumir o posto no Voar, a executiva teve dois empregos, um deles numa multinacional.
"Acho que isso contribuiu para a minha autoconfiança pois, além de ser nova, tem a questão de ser mulher", afirma. "[Trabalhar fora] contribui, sim, mas não perante a sociedade e sim perante a gente mesmo"
Mariana Rassi e as irmãs também já haviam passado por empregos fora do Grupo Ramasa quando, em 2007, assumiram os segmentos de hotelaria, construção civil e concessionárias de veículos. Para os pais, elas estavam prontas. Mesmo assim, a integração numa empresa que já conheciam desde jovens foi um tanto truncada.
"Há aquele choque natural de gerações, mas também por ser mulher. Ainda mais que são setores dominados por homens, como concessionária de veículos e construtoras", diz Mariana. "No começo a gente até fica um pouco... é diferente, depois a gente acostuma."
Notícias Técnicas
A Receita Federal terá a partir de 1º de setembro de 2026 um acompanhamento contínuo e automatizado de empresas que utilizam benefícios fiscais
A Solução de Consulta Cosit nº 100/2026 confirma que empresas e responsáveis do mesmo grupo econômico podem usar créditos de prejuízo fiscal e base negativa da CSLL em transações
Capacitação gratuita do CFC e Receita Federal explora mecanismos de compensação, ressarcimento e créditos da Reforma Tributária do Consumo. Saiba como participar!
Alerta para DFC, provisões e instrumentos financeiros em companhias abertas
Especialistas alertam que respostas geradas por IA devem ser conferidas em documentos oficiais, especialmente em temas tributários sujeitos a constantes atualizações
Empresas com débitos, omissão de declarações ou irregularidades cadastrais devem agir rapidamente para evitar multas, exclusão do Simples Nacional e até a inaptidão do CNPJ
Entenda a validade jurídica, tipos de assinatura e como o DP digitaliza fluxos
Nova regulamentação encerra a antiga divisão de mais de 5 mil sistemas municipais e estabelece prazos rígidos para a transição
A Receita Federal publicou, em 16 de junho, a Solução de Consulta Cosit nº 91, divulgada no Diário Oficial da União no dia 23
Notícias Empresariais
Nos momentos mais importantes da gestão, a diferença não está em encontrar a resposta perfeita, mas em decidir com critérios, contexto e responsabilidade
Expandir o negócio exige planejamento e capacitação, pois o crescimento sustentável depende de decisões estruturadas e seguras, e não do acaso ou do medo de avançar
A agenda ESG ganha cada vez mais importância, influenciando critérios de bancos, organismos internacionais e órgãos públicos na aprovação de projetos e concessão de financiamentos
Com a IA transformando profissões e automatizando tarefas, diploma deixa de ser garantia de sucesso e passa a ser apenas parte da estratégia de carreira, afirma Charles Mendlowicz
Mobilidade profissional cresce, permanência diminui e empresas descobrem que um bom processo seletivo já não basta para reter talentos
Saúde das finanças pode ser impactada por ações do dia a dia sobre o dinheiro e os tipos de despesa priorizados no orçamento familiar
Resoluções definem juros, prazos e regras dos programas
Micro e pequenas empresas e negócios maduros concentram endividamento no País
Empresas gastam 10x mais em ferramentas de IA do que em clareza estratégica. Resultado: 82% dos projetos de IA fracassam. Você tem uma Ferrari, mas usa uma bicicleta velha como mapa
Alternar constantemente entre tarefas aumenta o desgaste mental, reduz a qualidade das entregas e pode comprometer a produtividade no longo prazo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade