Uma nota técnica (2014.002 – versão 1.40) atualiza o Web Service de Distribuição de Documentos Fiscais Eletrônicos para se adequar ao CNPJ alfanumérico, que passará a conter letras e números.
Área do Cliente
Notícia
Empresas atrelam plano de carreira a metas de estudo
Os incentivos se estendem também a cursos de idiomas, na área social e de graduação.
Para ajudar e incentivar seus funcionários a ascender na carreira, boa parte das grandes companhias vão além da concessão de bolsas de estudos. Como parte da política de gestão de pessoas, essas organizações traçam metas para os empregados adquirirem conhecimento técnico por meio de treinamentos internos e externos, além de cursos em áreas que, aparentemente, não estão relacionadas com a função desempenhada.
Um exemplo é a Embraer, que inaugurou em 2009 o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas Casemiro Filho, em São José dos Campos, em São Paulo. São dois prédios com um total de 50 salas de aula e um auditório. O núcleo tem capacidade para dar cursos, por dia, a 2 mil dos 17 mil empregados.
Segundo Daniela Sena, diretora de RH da companhia, todos os colaboradores passam por algum tipo de treinamento todo ano, além de receberem subsídios para realizar cursos de pós-graduação e MBA direcionados para a área em que atuam.
Os incentivos se estendem também a cursos de idiomas, na área social e de graduação. De acordo com pesquisas internas, 80% dos programas oferecidos acabam sendo aproveitados no dia a dia pelos participantes.
Daniela deixa claro que a empresa não dá um aumento salarial após a realização de um curso. No entanto, ela ressalta que, das vagas abertas em 2012, 44% foram preenchidas por pessoas que já trabalhavam na Embraer - o que dá um indicador de que os programas ajudam na ascensão profissional. "Isso reflete o desenvolvimento que o empregado consegue conquistar com as possiblidades de promoções", explica. Este ano, foram 47 horas de treinamento por pessoa, enquanto em 2011 o índice ficou em 45 horas.
Por ano, a organização promove cerca de 200 cursos internacionais para seus empregados. Além disso, investe na formação interna promovendo funcionários capacitados a transmitir seus conhecimentos para a sua equipe. Das 3.800 turmas de treinamento interno neste ano, 1.500 foram comandadas por instrutores formados na própria empresa.
Eduardo Santos Marques, 27 anos, é um exemplo da política da Embraer de motivar o empregado a estudar. Casado, ele pretende ter um filho em 2013 e fez um planejamento bem estruturado também para sua carreira. Marques entrou na companhia em 2006 como ajudante de produção e hoje é montador de estruturas aeronáuticas 3, posição que conquistou após a realização de vários cursos oferecidos pela empresa - um deles custa cerca de R$ 5 mil fora dos portões da fábrica.
Com base nas suas habilidades e necessidades de aprimoramento, ele pretende chegar ao cargo de supervisor ou gerente e tem expectativa que a Embraer o ajuda a aprimorar o inglês e a cursar uma faculdade de engenharia. Todas essas ações estão descritas em seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que é discutido todo ano com o gestor de sua área para que as metas sejam alcançadas. "Sinto que a empresa está realmente investindo em mim. Acredito que isso poderá abrir meus caminhos como profissional", diz.
Graziella Batista, gerente de desenvolvimento de pessoas da Dow Chemical, afirma que a companhia também faz fortes investimentos nesse sentido. Além das avaliações anuais de desempenho, a empresa promove com seus 2.500 funcionários no Brasil avaliações de desenvolvimento a cada 18 meses. "A avaliação de desempenho tem a ver com o passado e, o desenvolvimento, com o futuro", explica.
A empresa patrocina atualmente 75% dos cursos de graduação, pós-graduação e doutorado de 300 empregados, além de manter convênio com a Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, onde cobre 100% dos custos. Atualmente, quatro funcionários participam desse convênio - em quatro anos foram dez beneficiados, sempre jovens com alto potencial de crescimento.
Segundo Graziella, financiar cursos externos é uma segunda etapa do processo de educação da empresa. "Cerca de 70% do aprendizado acontece no dia a dia. A área de RH mostra aos líderes como ajudar as pessoas proporcionando desafios, com metas arrojadas, e tirando-as da zona de conforto", diz. O grupo de comunicação RBS também investe em cursos internos para dar novos desafios aos funcionários. "O aprendizado não é só na sala de aula", explica Cláudia Weiler, gerente executiva de desenvolvimento humano e organizacional da companhia.
A empresa oferece a "escola de negócios", atendendo 6.804 funcionários de todas as áreas. Em 2012, 81% dos colaboradores passaram por algum treinamento interno, presencial ou online. A organização está revisando sua política de bolsa de estudos para graduação, para dar mais peso ao mestrado e ao doutorado, que terão financiamento de até 75% do valor.
Desde 1998, o grupo concedeu 327 bolsas de estudo. Nessa revisão, decidiu também por reduzir o financiamento de 100% para 75% dos custos de MBAs, por entender que essa experiência educacional vale para a vida toda do profissional. "A pessoa tem uma corresponsabilidade nesses casos, assumindo uma parte dos custos. É uma relação recíproca", afirma. Em MBAs, o grupo tem convênios com instituições como a HSM e a Fundação Dom Cabral.
A Everis, empresa global de consultoria de negócios, tecnologia e outsourcing, pensa da mesma forma. Com 22 escritórios em 13 países, ela financia 75% dos custos de seus mil colaboradores no país com pós-graduação e MBA, explica Luis Miguel Diez, sócio responsável pela área de pessoas da Everis.
"O valor que eles aportam é simbólico e serve para aumentar o comprometimento dos contemplados com o programa. Nosso objetivo é conseguir que essa formação complemente a vida de um futuro executivo da companhia", diz. Em cursos de idiomas, porém, a organização financia 100% para todos empregados em todos os níveis profissionais.
Notícias Técnicas
A Receita Federal terá a partir de 1º de setembro de 2026 um acompanhamento contínuo e automatizado de empresas que utilizam benefícios fiscais
A Solução de Consulta Cosit nº 100/2026 confirma que empresas e responsáveis do mesmo grupo econômico podem usar créditos de prejuízo fiscal e base negativa da CSLL em transações
Capacitação gratuita do CFC e Receita Federal explora mecanismos de compensação, ressarcimento e créditos da Reforma Tributária do Consumo. Saiba como participar!
Alerta para DFC, provisões e instrumentos financeiros em companhias abertas
Especialistas alertam que respostas geradas por IA devem ser conferidas em documentos oficiais, especialmente em temas tributários sujeitos a constantes atualizações
Empresas com débitos, omissão de declarações ou irregularidades cadastrais devem agir rapidamente para evitar multas, exclusão do Simples Nacional e até a inaptidão do CNPJ
Entenda a validade jurídica, tipos de assinatura e como o DP digitaliza fluxos
Nova regulamentação encerra a antiga divisão de mais de 5 mil sistemas municipais e estabelece prazos rígidos para a transição
A Receita Federal publicou, em 16 de junho, a Solução de Consulta Cosit nº 91, divulgada no Diário Oficial da União no dia 23
Notícias Empresariais
Nos momentos mais importantes da gestão, a diferença não está em encontrar a resposta perfeita, mas em decidir com critérios, contexto e responsabilidade
Expandir o negócio exige planejamento e capacitação, pois o crescimento sustentável depende de decisões estruturadas e seguras, e não do acaso ou do medo de avançar
A agenda ESG ganha cada vez mais importância, influenciando critérios de bancos, organismos internacionais e órgãos públicos na aprovação de projetos e concessão de financiamentos
Com a IA transformando profissões e automatizando tarefas, diploma deixa de ser garantia de sucesso e passa a ser apenas parte da estratégia de carreira, afirma Charles Mendlowicz
Mobilidade profissional cresce, permanência diminui e empresas descobrem que um bom processo seletivo já não basta para reter talentos
Saúde das finanças pode ser impactada por ações do dia a dia sobre o dinheiro e os tipos de despesa priorizados no orçamento familiar
Resoluções definem juros, prazos e regras dos programas
Micro e pequenas empresas e negócios maduros concentram endividamento no País
Empresas gastam 10x mais em ferramentas de IA do que em clareza estratégica. Resultado: 82% dos projetos de IA fracassam. Você tem uma Ferrari, mas usa uma bicicleta velha como mapa
Alternar constantemente entre tarefas aumenta o desgaste mental, reduz a qualidade das entregas e pode comprometer a produtividade no longo prazo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade