Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; MySQL_c has a deprecated constructor in /var/www/vhosts/contadores.cnt.br/httpdocs/projetos/50/classes/MySQL_c.class.php on line 21

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; MySQL_c has a deprecated constructor in /var/www/vhosts/contadores.cnt.br/httpdocs/projetos/50/classes/MySQL_c.class.php on line 172

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Pagina has a deprecated constructor in /var/www/vhosts/contadores.cnt.br/httpdocs/projetos/50/classes/MySQL_c.class.php on line 353

Notice: Undefined index: logoredesociais in /var/www/vhosts/contadores.cnt.br/httpdocs/projetos/50/paginas/conteudo.php on line 35
Mercado projeta crescimento do PIB mesmo com incertezas econômicas | Sua Empresa Aqui vai a logomarca e/ou nome da
Bem vindo ao site de contabilidade da Sua Empresa

Área do Cliente

Área do administrador

Mercado projeta crescimento do PIB mesmo com incertezas econômicas

Boletim Focus aponta crescimento do PIB e inflação controlada

Segundo o último Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 5,58%, enquanto o crescimento do PIB ficou 2,03% ao ano.

A estimativa é formulada por economistas do mercado financeiro e divulgada semanalmente pelo BC. Para se ter ideia, no ano passado o crescimento do PIB brasileiro foi de 0,9% no último trimestre, se igualando à China. O Brasil ficou atrás somente da Indonésia (1,5%), Índia (1,3%) e México (1,1%).

De acordo com Luciano Bravo, CVO da Inteligência Comercial, o crescimento do PIB é um indicativo positivo para a economia brasileira, que enfrentou desafios significativos nos últimos anos. Bravo ressalta que, embora o crescimento seja motivo de otimismo, ainda há questões a serem enfrentadas para garantir a sustentabilidade e continuidade do crescimento econômico.

"O cenário econômico turbulento vivenciado no Brasil em meio à pandemia exigiu resiliência das empresas e do mercado como um todo. O crescimento do PIB é um indicativo encorajador, mas não podemos negligenciar os desafios que persistem, como os juros elevados que influenciaram na variação negativa no último ano", explica Bravo.

O mercado de crédito, por exemplo, sofre com uma alta da Selic, agora em 13,25% ao ano, mesmo com o crescimento do PIB. “Embora o nosso Produto Interno Bruto (PIB) continue a crescer, ainda falta crédito. Uma pesquisa recente do Indicador do SME Finance Forum constatou que o Brasil ocupa a 3ª posição entre os países com maior necessidade de financiamento para micros, pequenas e médias empresas”, diz Luciano.

Em 2023, o saldo do crédito ampliado aos setores não financeiros situou-se em R$15,6 trilhões (143,4% do PIB), com expansão de 4,3% em relação a 2022. Já na China, somente em janeiro, teve um montante de 3,4 trilhões de reais - “Caso o ritmo continue assim, a China alcançará por ano cerca de 40 trilhões de reais em empréstimos de crédito”, explica Luciano.

A mediana das projeções dos agentes financeiros indica que a Selic terminará 2025 em 15%, segundo o Boletim Focus. É o maior patamar desde 2006. Já o crescimento do PIB está estimado em 2,2%, segundo o Banco Mundial.

Newsletter