Área do Cliente

Notícias

Criatividade: um novo jeito de capacitar a liderança

Além de cursos mais tradicionais, é importante que as empresas ofereçam capacitação focada na criatividade, para apoiar as lideranças a ampliar e aprimorar o processo de tomada de decisão, além de estimular a humanização e autoconhecimento ao despertar uma visão globalizada

Há poucas décadas, o conhecimento técnico de um profissional era suficiente para que ele pudesse desempenhar o seu papel ao longo de toda a sua trajetória profissional. Com as mudanças dos modelos de trabalho ocorridas no mundo todo, potencializadas pela pandemia, tornou-se necessário para os profissionais se diferenciar e demonstrar, além desse conhecimento técnico, habilidades comportamentais e humanas, como resiliência, flexibilidade, colaboração, comunicação eficaz, empatia e escuta ativa.

Tais habilidades, denominadas soft skills, são cada dia mais essenciais para que o profissional tenha capacidade de se qualificar, atualizar, aprender a gerenciar da melhor forma as próprias tarefas e, claro, buscar soluções de problemas de forma criativa e inovadora para que possa continuar se desenvolvendo em sua carreira.

Como costumo falar, são as pessoas que constroem as organizações todos os dias. E, para endereçar as necessidades atuais do mercado de trabalho e ajudar os profissionais nessa evolução, a atuação dos líderes se faz cada vez mais importante. É preciso ter em mente que toda a transformação começa na posição do líder, que deve trazer para o dia a dia de trabalho os conceitos de empatia, colaboração, criatividade e confiança, inspirando assim seus funcionários a trilharem o mesmo caminho.

Pensando nas novas necessidades do mercado de trabalho, como os novos modelos de trabalho remoto e híbrido, a adequação da gestão para tornar ambos os processos mais fluidos se tornou vital. Ciente do importante papel da liderança nesse sentido, desenvolvemos no Grupo Bradesco Seguros alguns programas de capacitação para nortear e apoiar a adaptação necessária dos líderes na gestão de pessoas. O ‘Treinamento Liderança Híbrida’, por exemplo, engloba novas competências e habilidades e aborda questões como o futuro do trabalho e suas tendências; e o papel da cultura, processos e políticas no modelo híbrido.

Além de cursos mais tradicionais, é importante que as empresas ofereçam capacitação focada na criatividade, para apoiar as lideranças a ampliar e aprimorar o processo de tomada de decisão, além de estimular a humanização e autoconhecimento ao despertar uma visão globalizada, ampliar o repertório e intensificar as competências para o mundo atual. No Grupo Bradesco Seguros, o treinamento ‘Cine Gestão’, por exemplo, promove discussões por meio da análise de filmes, além de desenvolver uma jornada de aprendizado unindo a comunicação visual, auditiva e a memória.

E, alinhado a uma pesquisa desenvolvida pelo Great Place to Work¹, que afirma que o desenvolvimento e capacitação das lideranças é a prioridade das empresas em 2022, o Grupo está lançando um novo programa ‘Líder Integral – ser presente’. O objetivo será promover o estado de presença por meio de experiências práticas e ferramentas que possibilitam uma percepção e escuta sensível do corpo. Com o programa, queremos proporcionar a descoberta de múltiplas inteligências para devida aplicação na vida diária e empreendedora de cada pessoa.

Como nos últimos anos, o mercado de trabalho, nos mais diversos setores, deve continuar se transformando e trazendo novas demandas aos profissionais. Oferecer um ambiente propício a essas mudanças e apoiar as equipes – com olhar especial para a liderança, é o que tornará o local de trabalho das empresas mais enriquecedor e adaptável aos novos tempos. Como gestores da área de recursos humanos, temos que estar atentos e próximos dos nossos times, para antecipar demandas e trazer conteúdos de qualidade. Mais do que buscar certos perfis, podemos apoiar os funcionários para que adquiram bagagens que consideramos importantes para o Grupo segurador. Ao investir no aprimoramento, fazemos com que as pessoas se sintam apoiadas e estimuladas, desempenhando sempre melhor e evoluindo na vida pessoal e profissional.