Notícias

Receita, Sebrae e contadores criam tira-dúvidas sobre Reforma Tributária; acesse

Materiais em formato digital estão à disposição em sites e em podcast. Iniciativa é da Receita Federal, Conselho Federal de Contabilidade, Sebrae e federação nacional de empresas de contabilidade

A Receita Federal, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Sebrae e a Fenacon anunciaram, na sexta-feira (18/9), em coletiva de imprensa no Ministério da Fazenda, em Brasília, uma ação voltada à orientação de empresários, profissionais da contabilidade e contribuintes em geral sobre a Reforma Tributária.

A iniciativa reúne ações de comunicação, capacitação e ferramentas práticas para apoiar a adaptação das empresas às novas regras, especialmente das micro e pequenas empresas, nesta primeira etapa da reforma. Com isso, conteúdos informativos foram reunidos no site do Programa da Reforma Tributária do Consumo , dentro do portal da Receita Federal .

- Baixe aqui o guia do Sebrae
- Desfaça fake news mais frequentes
- Assista no YouTube vídeos explicativos com especialistas

No site estão disponíveis informações sobre a reforma para 2026, cursos, manuais, apresentações, opções de escolha do regime de apuração do IBS/CBS, calculadora dos tributos sobre consumo, simulador de pagamento de Darf de CBS, consultas sobre transferências de CBS, consultas sobre ressarcimento de CBS e chat para atendimento sobre CBS.

O espaço Reforma de Fato reúne informações para apoiar empresas, profissionais da contabilidade e contribuintes na transição para as novas regras da Reforma Tributária do Consumo. No canal do YouTube da Receita Federal , há também o podcast “Reforma de Fato” , uma série de vídeos curtos sobre os principais pontos da reforma tributária, com respostas às dúvidas mais frequentes de empresários, profissionais de contabilidade e da população em geral.

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9816 4.9827
Euro/Real Brasileiro 5.5758 5.5778
Atualizado em: 09/10/2026 13:35

Indicadores de inflação

07/202608/202609/2026
IGP-DI-0,86%0,06%
IGP-M-1,16%-0,22%1,57%
INCC-DI0,61%0,66%
INPC (IBGE)-0,01%-0,32%
IPC (FIPE)-0,03%0,01%0,51%
IPC (FGV)-0,08%-0,37%
IPCA (IBGE)0,07%-0,32%
IPCA-E (IBGE)0,06%-0,40%0,70%
IVAR (FGV)0,66%0,29%