Notícias

CFC - Alerta de golpe: fiquem atentos a mensagens com cobrança indevida de anuidades

O CFC alerta profissionais da contabilidade sobre mensagens falsas que simulam cobranças de anuidades do Sistema CFC/CRCs

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) alerta aos profissionais da contabilidade sobre mensagens falsas em aplicativos que simulam comunicações oficiais do Sistema CFC/CRCs com cobrança de anuidades. Empresas fraudulentas estão utilizando o nome dos conselhos regionais para aplicar golpes aos registrados, indicando que teriam parcelas em aberto com a entidade.

Essas mensagens costumam conter links, boletos ou pedidos de pagamento imediato, muitas vezes com tom de urgência, descontos “imperdíveis” ou ameaças de penalidades. Trata-se de golpe!

Antes de proceder com qualquer pagamento ou mesmo clicar em links contidos nessas mensagens, verifique atentamente aspectos como:

  • Links e anexos: não clique em links nem abra anexos de mensagens suspeitas. Passe o mouse sobre o link (sem clicar!) para conferir o endereço real;
  • Realize pagamentos somente pelos canais oficiais do CRC de seu estado.

Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com o seu CRC e acompanhe as redes oficiais do CFC e dos Conselhos Regionais.

Caso você receba uma mensagem suspeita, não compartilhe dados pessoais. Guarde a mensagem e comunique imediatamente ao seu CRC para verificação e orientação.

O CFC reforça seu compromisso com a segurança da informação e a proteção dos profissionais registrados nos conselhos de contabilidade.

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0179 5.0183
Euro/Real Brasileiro 5.6008 5.6028
Atualizado em: 08/10/2026 19:30

Indicadores de inflação

07/202608/202609/2026
IGP-DI-0,86%0,06%
IGP-M-1,16%-0,22%1,57%
INCC-DI0,61%0,66%
INPC (IBGE)-0,01%-0,32%
IPC (FIPE)-0,03%0,01%0,51%
IPC (FGV)-0,08%-0,37%
IPCA (IBGE)0,07%-0,32%
IPCA-E (IBGE)0,06%-0,40%0,70%
IVAR (FGV)0,66%0,29%