Microempresas e empresas de pequeno porte precisam ficar atentas a uma mudança importante no calendário do Simples Nacional. Para quem pretende ingressar no regime em 2027, a solicitação deve ser feita entre 1º e 30 de setembro de 2026, antecipando uma decisão que anteriormente ficava concentrada em janeiro. A alteração está relacionada à adaptação do […]
Microempresas e empresas de pequeno porte precisam ficar atentas a uma mudança importante no calendário do Simples Nacional. Para quem pretende ingressar no regime em 2027, a solicitação deve ser feita entre 1º e 30 de setembro de 2026, antecipando uma decisão que anteriormente ficava concentrada em janeiro.
A alteração está relacionada à adaptação do Simples Nacional à Reforma Tributária do Consumo e chega acompanhada de outra decisão relevante: empresas optantes poderão escolher se desejam manter IBS e CBS dentro do recolhimento unificado ou apurar esses dois tributos pelo regime regular.
Segundo a Receita Federal, são duas escolhas diferentes. Uma trata da entrada no Simples Nacional em 2027; a outra define como IBS e CBS serão recolhidos pelas empresas enquadradas no regime.
As definições feitas agora podem interferir no fluxo de caixa, na gestão tributária e até nas relações comerciais da empresa ao longo do primeiro semestre de 2027.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9948 | 4.9953 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.5912 | 5.5932 |
| Atualizado em: 09/10/2026 10:20 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% |