O Portal Nacional do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) publicou a Nota Técnica 2026.002 v.1.01, nesta terça-feira (4) que altera a data de exigência do preenchimento dos campos relacionados à Reforma Tributária do Consumo (RTC) no documento fiscal eletrônico.
A atualização modifica o cronograma inicialmente previsto para a obrigatoriedade das informações referentes ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), permitindo que empresas e desenvolvedores tenham mais tempo para adequar seus sistemas às novas exigências.
Conforme o histórico de alterações da Nota Técnica, a principal mudança da versão 1.01 é justamente a revisão da data em que passa a ser obrigatório o preenchimento dos campos destinados à Reforma Tributária do Consumo (RTC).
Esses campos serão utilizados para registrar informações relativas ao IBS e à CBS, tributos que substituirão gradualmente PIS, Cofins, ICMS e ISS durante a transição da Reforma Tributária.
A alteração busca alinhar o cronograma de implementação do CT-e às demais atualizações dos documentos fiscais eletrônicos que vêm sendo publicadas pela Receita Federal e pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat).
Embora a alteração represente um adiamento da exigência, as empresas emissoras de CT-e não devem interromper os trabalhos de adaptação.
Transportadoras, desenvolvedores de software e escritórios de contabilidade precisam aproveitar o prazo adicional para atualizar sistemas, realizar testes e validar os novos campos antes que o preenchimento passe a ser obrigatório.
A medida reduz o risco de rejeições na emissão dos documentos fiscais e facilita a transição para o novo modelo tributário.
A Nota Técnica faz parte do conjunto de adaptações promovidas nos documentos fiscais eletrônicos em preparação para a implementação da Reforma Tributária. Nos últimos dias também foram publicadas atualizações para NF-e, NFC-e e BP-e, todas relacionadas à operacionalização do IBS e da CBS.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.0179 | 5.0183 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.6042 | 5.6062 |
| Atualizado em: 08/10/2026 19:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% |