Notícias

Paciente com Alzheimer tem direito à isenção de IR desde o diagnóstico, decide STJ

Colegiado seguiu proposta da relatora Maria Thereza de Assis Moura para determinar a restituição do indébito correspondente

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que um contribuinte com Alzheimer tem direito à isenção de Imposto de Renda prevista para portadores de alienação mental a partir do diagnóstico médico especializado. No caso concreto, o colegiado seguiu a proposta da relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, para também determinar a restituição do indébito correspondente.

A ministra referenciou o artigo 6º, inciso XIV, da Lei 7.713/1988, que concede isenção do Imposto de Renda sobre proventos de aposentadoria ou reforma recebidos por contribuintes acometidos por determinadas moléstias graves, entre elas a alienação mental.

No caso em discussão, o contribuinte buscava que a restituição do imposto fosse reconhecida desde 2016, limite alcançado pela prescrição quinquenal para recuperação dos valores, sustentando que os autos demonstravam a existência de sintomas demenciais desde 2013.

A decisão reforma acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que manteve a sentença favorável apenas em parte ao contribuinte. Para a corte regional, embora o diagnóstico de Alzheimer remontasse a 2013, isso não significava, por si só, a configuração da alienação mental exigida pela legislação para a concessão da isenção.

Segundo o voto condutor do desembargador Rômulo Pizzolatti, os documentos médicos indicavam que a doença apresentou evolução progressiva, característica típica do Alzheimer. O relator destacou que o neurologista responsável pelo acompanhamento da paciente registrou a existência de “demência grave” apenas a partir de 2020, marco também corroborado pelo laudo produzido na ação de interdição ajuizada naquele ano.

Com base nesses elementos, o TRF4 concluiu que os primeiros sintomas cognitivos identificados em 2013 não eram suficientes para caracterizar alienação mental em grau apto a justificar a fruição do benefício fiscal. Assim, reconheceu o direito à restituição apenas a partir de 1º de janeiro de 2020

O processo tramita como REsp 2187213.

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0179 5.0183
Euro/Real Brasileiro 5.6042 5.6062
Atualizado em: 08/10/2026 19:30

Indicadores de inflação

07/202608/202609/2026
IGP-DI-0,86%0,06%
IGP-M-1,16%-0,22%1,57%
INCC-DI0,61%0,66%
INPC (IBGE)-0,01%-0,32%
IPC (FIPE)-0,03%0,01%0,51%
IPC (FGV)-0,08%-0,37%
IPCA (IBGE)0,07%-0,32%
IPCA-E (IBGE)0,06%-0,40%0,70%
IVAR (FGV)0,66%0,29%