Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até o próximo dia 31 de maio para enviar a Declaração Anual Simplificada do Microempreendedor Individual (DASN-Simei), referente ao ano-calendário de 2025. A obrigação vale para todos os empresários que estiveram enquadrados no SIMEI em qualquer período do ano passado, mesmo que não tenham registrado faturamento no período.
A declaração deve ser enviada pelo Portal do Empreendedor ou pelo App MEI e reúne informações importantes, como o faturamento bruto anual da empresa e a existência de empregado contratado, lembrando que o MEI pode ter apenas um funcionário.
De acordo com as regras atuais, o microempreendedor individual não pode ultrapassar o limite de R$ 81 mil de faturamento anual, ou o valor proporcional ao período de atividade da empresa. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 16 milhões de MEIs ativos.
A Receita Federal orienta que a entrega seja feita dentro do prazo para evitar problemas fiscais e manter a regularidade do CNPJ. O envio fora do período estabelecido gera multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20% do valor dos tributos declarados, com valor mínimo de R$ 50. A penalidade é emitida automaticamente após a transmissão da declaração em atraso.
Além das multas, a falta de envio da DASN-Simei pode gerar pendências cadastrais e até o cancelamento do CNPJ, comprometendo o funcionamento regular da empresa.
Mesmo os MEIs que não tiveram movimentação financeira em 2025 precisam realizar a declaração. É o caso, por exemplo, de profissionais que deixaram de atuar como microempreendedores ao longo do ano, mas permaneceram enquadrados no regime em algum período.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.0179 | 5.0183 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.6042 | 5.6062 |
| Atualizado em: 08/10/2026 19:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% |