Você realizou o saque do FGTS em 2025? Se a resposta for sim, saber como declarar saque do FGTS no Imposto de Renda 2026 é fundamental para evitar a malha fina e se manter em regularidade com a Receita Federal.
Embora esse tipo de saque seja isento de imposto, o valor precisa ser informado para justificar qualquer variação patrimonial no seu ajuste anual. Confira abaixo como declarar sem erros!
Esta exigência da Receita Federal vale para todos os contribuintes obrigados a declarar que realizaram retiradas no ano-calendário de 2025. Estão inclusos:
Declarar o Fundo de Garantia é importante por conta da variação patrimonial do contribuinte, sobretudo quando o saque do FGTS for utilizado para quitar financiamentos imobiliários ou mesmo para amortizar débitos pendentes. A Receita Federal pode pedir explicação sobre este valor dentro de um prazo de cinco anos.
O valor total recebido em 2025 precisa ser informado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Confira o passo a passo:
Para garantir que os dados informados sejam idênticos aos da base do Governo, a Caixa disponibiliza o extrato oficial por diferentes canais:
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9911 | 4.9935 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.5849 | 5.5869 |
| Atualizado em: 09/10/2026 10:55 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% |