A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está apoiando a disseminação do Manual para Criação de Comitês de Ética em Inteligência Artificial, elaborado pelo Grupo de Estudos do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo).
A publicação oferece orientações práticas e jurídicas para empresas que desejam implantar comitês multidisciplinares voltados à governança ética da inteligência artificial (IA) no ambiente de trabalho. Com a crescente utilização de tecnologias baseadas em IA nos processos produtivos e de gestão de pessoas, o material chega como um importante guia para negócios que buscam conciliar inovação com responsabilidade social e trabalhista.
De acordo com o documento, os comitês de ética em IA têm o papel de garantir transparência, segurança e respeito aos direitos dos trabalhadores na implementação de sistemas automatizados. A iniciativa reforça o compromisso com a proteção do meio ambiente do trabalho e com a adoção de boas práticas no setor produtivo.
O manual está disponível gratuitamente em formato digital e pode ser acessado por meio do link:
https://mpt.mp.br/pgt/noticias/manual-de-etica-ia-manual-ia-versao-digital.pdf
A CNC recomenda a leitura do material a empresas, sindicatos e federações do comércio de bens, serviços e turismo como parte dos esforços contínuos de fortalecimento da governança, da inovação responsável e da valorização do trabalho no setor terciário.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.4389 | 5.4394 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.0802 | 6.0822 |
| Atualizado em: 02/11/2026 00:03 | ||
| 08/2026 | 09/2026 | 10/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,06% | 1,50% | |
| IGP-M | -0,22% | 1,57% | 1,47% |
| INCC-DI | 0,66% | 0,22% | |
| INPC (IBGE) | -0,32% | 0,82% | |
| IPC (FIPE) | 0,01% | 0,51% | |
| IPC (FGV) | -0,37% | 0,67% | |
| IPCA (IBGE) | -0,32% | 0,82% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,40% | 0,70% | |
| IVAR (FGV) | 0,29% | 0,28% |