Notícias

Ministro do Trabalho quer abatimento total do pagamento do INSS de doméstico no IR

Medida prevê permitir um desconto na declaração do mesmo valor do salário da empregada

Autor: Mariana LondresFonte: R7

Os domésticos e seus empregadores devem ganhar mais um benefício para melhorar as condições de trabalho da categoria. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, diz que vai pedir uma mudança no modo como é feito o abatimento da contribuição ao INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social).

Hoje, os empregadores podem tirar da declaração do IR o equivalente a 12% pagos ao INSS à funcionária, limitado a um salário mínimo. O ministro afirma que vai pedir à Dilma Rousseff que aprove o fim desse limite, isto é, que o desconto possa ser do mesmo valor do salário da empregada.

- Sou favorável ao aumento de salários dos funcionários, portanto vou levar essa proposta. A regra de hoje, no meu entender, cria um limitador do aumento do salário, isso seria um motivador para o aumento do salário.

A medida faz parte da nova regulamentação trabalhista das empregadas domésticas, que hoje têm regras diferentes das de outros trabalhadores. O objetivo do governo é equiparar as regras trabalhistas.

Além desta medida, Carlos Lupi irá propor a redução do INSS das empregadas, dos atuais 20% (12% pagos pelo empregador e 8% pela funcionária) para 14% (7% pagos pelo empregador e 7% pela funcionária).

Já o pagamento do FGTS, hoje em 8% e não facultativo para as domésticas, não sofrerá alteração na alíquota e será obrigatório para as empregadas domésticas.

A proposta do ministério do Trabalho não prevê regras para o pagamento de horas-extras.

- O pagamento de horas-extras vai ficar por livre negociação. A maior dificuldade é para diaristas, que terão que negociar com os vários empregadores.
Lupi diz que vai apresentar a sua proposta em reunião na tarde desta quarta-feira (14) no Palácio do Planalto. Depois, a proposta precisa de parecer técnico dos ministérios da Fazenda e da Previdência, e, se for viável, seguirá novamente para a Presidência.

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0527 5.0536
Euro/Real Brasileiro 5.6638 5.6658
Atualizado em: 19/10/2026 15:35

Indicadores de inflação

07/202608/202609/2026
IGP-DI-0,86%0,06%1,50%
IGP-M-1,16%-0,22%1,57%
INCC-DI0,61%0,66%0,22%
INPC (IBGE)-0,01%-0,32%0,82%
IPC (FIPE)-0,03%0,01%0,51%
IPC (FGV)-0,08%-0,37%0,67%
IPCA (IBGE)0,07%-0,32%0,82%
IPCA-E (IBGE)0,06%-0,40%0,70%
IVAR (FGV)0,66%0,29%0,28%