As empresas têm até esta segunda-feira (20) para efetuar o pagamento da segunda parcela do 13º salário aos seus funcionários.
Para calcular o valor do 13º salário, basta dividir a remuneração do funcionário por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados, considerando o período de janeiro a dezembro do ano vigente.
Caso o colaborador tenha trabalhado o ano inteiro na empresa, o valor pago deverá ser integral; se houver mudança de remuneração durante o ano, o cálculo será feito com base no salário de dezembro.
Descontos
A advogada trabalhista do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), Rosania de Lima Costa, explica que, sobre o pagamento da segunda parcela, incidem os descontos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social ). Ela acrescenta ainda que os descontos são aplicados à tabela de desconto da Previdência Social de forma separada do pagamento da folha normal de dezembro.
“Conforme a respectiva remuneração do empregado, enquadram-se os percentuais de 8%, 9% ou 11%. Além disso, também será descontado da gratificação natalina o Imposto de Renda Retido na Fonte”, diz.
Além dos descontos dos encargos sociais previstos acima, sobre o valor apurado no último mês do ano, incidirão os descontos do valor da primeira parcela e, havendo determinação judicial, o desconto de pensão alimentícia.
“Portanto, não pode haver qualquer desconto na primeira parcela”, afirma Rosania, ressaltando que as empresas são obrigadas a calcular e recolher 8% de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sobre o valor integral pago aos empregados.
Multa
No caso de atraso ou falta de pagamento, a empresa será penalizada em R$ 170,26 por funcionário contratado. Em caso de reincidência, o valor dobra.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9918 | 4.9924 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.5831 | 5.5851 |
| Atualizado em: 09/10/2026 19:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | 1,50% |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | 0,22% |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | 0,82% |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | 0,67% |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | 0,82% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% | 0,28% |