A Receita Federal não vai exigir o número do recibo da declaração do Imposto de Renda do exercício anterior neste ano, a exemplo do que ocorreu em 2009, mas a orientação é que os contribuintes forneçam essa informação, para saírem à frente na hora de receber a restituição.
“Não é benéfico deixar de informar. Por quê? Porque a pessoa vai entrar entre os últimos na fila de restituição. Para quem tem imposto a pagar, isso não tem importância, mas importa para quem tem imposto a receber”, afirmou o consultor da IOB, Edino Garcia.
Além disso, a transmissão da declaração com o número de recibo é mais segura, mas não impede que seja realizada por terceiros.
Prioridade na restituição
Durante o período de restituição do Imposto de Renda, a Receita prioriza as pessoas com mais de 60 anos, em conformidade com o Estatuto do Idoso. Além disso, estão nos primeiros lotes os contribuintes que declararem por meio magnético.
Neste universo, serão priorizadas aquelas declarações que chegarem à base de dados da Receita transmitidas segundo a seguinte ordem: com certificação digital, identificação do número do recibo de entrega do IR 2009 (ano-base 2008) e transmissão normal.
A temporada de entrega das declarações começou na segunda-feira (1) e quem deseja ter a restituição o quanto antes deve se apressar, uma vez que também se considera a ordem de entrega. O prazo para prestar contas com o Leão termina no dia 30 de abril.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9918 | 4.9924 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.5831 | 5.5851 |
| Atualizado em: 09/10/2026 19:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | 1,50% |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | 0,22% |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | 0,82% |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | 0,67% |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | 0,82% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% | 0,28% |