Uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade vai servir para capacitar profissionais da Secretaria Receita Federal e reforçara o combate à pirataria. Mais de 100 funcionários da Receita que atuam em portos e aeroportos foram capacitados este ano pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para conhecer melhor o que é a propriedade intelectual e ter mais instrumentos para coibir a pirataria. A informação é da Agência Brasil.
A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da instituição para combate à contrafação, conforme explicou nesta quinta-feira (17/12) a coordenadora geral de Articulação Institucional e Difusão Regional do INPI, Rita Pinheiro Machado.
“Estamos tentando passar para o pessoal da Receita o que vem a ser a questão da marca e da patente, a possibilidade de uso dos bancos de dados do INPI para checar se o bem está protegido ou não”, afirmou Rita. Segundo ela, os frutos desse projeto serão colhidos um pouco mais à frente. “Capacitar as pessoas é um processo, ao fim do qual elas poderão checar se aquilo está protegido e se é de alguém ou não”, acrescentou.
O INPI e a Receita vão continuar com o programa de capacitação em 2010. A técnica do instituto citou a perda de empregos e o volume expressivo de impostos que deixam de ser arrecadados como efeitos negativos que a pirataria pode provocar no país. “Há uma série de impactos por causa de produtos que são pirateados.”
No próximo ano, o programa de capacitação de funcionários da Receita pelo INPI começará em Belém no mês de janeiro. Em fevereiro, a programação continua em Vitória, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e em Guarulhos, São Paulo; em março, em Paranaguá, no Paraná; em abril, em Salvador; em maio, em Itajaí, Santa Catarina, e em junho, em São Francisco do Sul, também em Santa Catarina, em junho. De acordo com Rita, o projeto terá prosseguimento no segundo semestre.
O INPI não descarta, ainda, a possibilidade de uma parceria para capacitação de funcionários da Polícia Federal.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.0264 | 5.0276 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.632 | 5.634 |
| Atualizado em: 13/10/2026 19:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | 1,50% |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | 0,22% |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | 0,82% |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | 0,67% |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | 0,82% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% | 0,28% |