Notícias

Nova tabela diminui a mordida do Leão

Apesar de estarem em vigor desde 1º de janeiro, as novas alíquotas do Imposto de Renda só terão efeito na declaração de 2010.

Fonte: Zero HoraTags: imposto de renda

Apesar de estarem em vigor desde 1º de janeiro, as novas alíquotas do Imposto de Renda só terão efeito na declaração de 2010. Como a tabela é progressiva, o valor retido na fonte sobre os salários tende a ser menor. Com a introdução desses novos percentuais, o governo federal busca aumentar a renda do trabalhador durante a crise e estimular o consumo, evitando uma desaceleração brusca da economia.

Até o ano passado, as alíquotas envolviam três faixas. Para a declaração deste ano – a última com essas três faixas –, estão isentos os rendimentos anuais de até R$ 16.473,72.

Ganhos anuais de R$ 16.473,73 a R$ 32.919 são tributados em 15%, e os rendimentos acima de R$ 32.919, em 27,5%. A partir da declaração do próximo ano (veja no quadro abaixo com os ganhos mensais), serão cinco alíquotas: isento (0%), 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%.

Segundo especialistas, com o aumento no número de alíquotas, diminui a mordida do Leão.

Exemplo: um contribuinte com renda tributável, por mês, de R$ 3.582 ou mais terá um ganho mensal de cerca de R$ 114, incluindo o 13º salário, conforme cálculos de especialistas em tributação.

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9918 4.9924
Euro/Real Brasileiro 5.5831 5.5851
Atualizado em: 09/10/2026 19:30

Indicadores de inflação

07/202608/202609/2026
IGP-DI-0,86%0,06%1,50%
IGP-M-1,16%-0,22%1,57%
INCC-DI0,61%0,66%0,22%
INPC (IBGE)-0,01%-0,32%0,82%
IPC (FIPE)-0,03%0,01%0,51%
IPC (FGV)-0,08%-0,37%0,67%
IPCA (IBGE)0,07%-0,32%0,82%
IPCA-E (IBGE)0,06%-0,40%0,70%
IVAR (FGV)0,66%0,29%0,28%