É que, durante a madrugada, entre 1h e 5h, o site da Receita Federal passa por manutenção e não é possível transmitir a declaração. Ou seja, o contribuinte pode enviar a declaração desde 5h até 0h59.
O programa necessário para declarar o imposto de renda, no entanto, pode ser baixado em qualquer horário (clique aqui para baixar).
Segundo a Receita Federal, será realizada manutenção do site na madrugada ao longo de todo o prazo para declaração do imposto de renda, que vai até 30 de abril.
Também é possível entregar a declaração em disquete nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal ou em formulário de papel nas agências dos Correios.
A expectativa da Receita é que cerca de 25 milhões de contribuintes prestem
contas este ano. O prazo termina às 24h do dia 30 de abril. Quem não entregar a declaração dentro do prazo terá que pagar multa mínima de R$165,74.
Os contribuintes que enviarem a declaração mais cedo têm mais chances de receber primeiro a restituição. Para isso, é preciso que os dados não tenham erros e estejam completos. Caso contrário, há risco de se cair na malha fina. As restituições são pagas em sete lotes, entre junho e dezembro.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9918 | 4.9924 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.5831 | 5.5851 |
| Atualizado em: 09/10/2026 19:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | 1,50% |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | 0,22% |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | 0,82% |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | 0,67% |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | 0,82% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% | 0,28% |