A inclusão de novas atividades no Simples Nacional, regime tributário simplificado criado para as micro e pequenas empresas, ampliou a possibilidade de formalização de empreendedores.
O ministro da Previdência Social, José Pimentel, disse hoje (3), em entrevista à Rádio Previdência, que a formalização desses trabalhadores vai estender a proteção do seguro social a milhares de brasileiros que estavam na informalidade.
Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional aprovou a Lei Complementar 128, que prevê a criação da atividade de microempreendedor individual, constituído por empreendedores que tenham receita bruta anual de até R$ 36 mil e até um empregado.
"Esse público é formado pelo pedreiro, encanador, eletricista, manicure, cabeleireiro, pipoqueiro, borracheiro e costureira, entre outros. De acordo com o IBGE, esse público é de aproximadamente 11 milhões de homens e mulheres. Eles serão formalizados com um único cadastro, valendo para o município, o estado e a União", disse.
Segundo o ministro, os microempreendedores, que serão formalizados em julho, estarão isentos de contabilidade e impostos para o governo federal. Além disso, deverão contribuir com 11% sobre o salário mínimo, o equivalente a R$ 51,15 por mês, para ter direito à cobertura previdenciária com salário maternidade, auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por idade, pensão por morte e auxílio reclusão.
De acordo com a Receita Federal, mais de 190 mil empresas foram incluídas no Simples Nacional em janeiro e fevereiro deste ano. "Esse sistema simplificado reduziu a carga da União, do estados e dos municípios, permitindo a formalização de milhares de empresas, as assinaturas das carteiras de trabalho e a atualização salarial", disse Pimentel.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9918 | 4.9924 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.5831 | 5.5851 |
| Atualizado em: 09/10/2026 19:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | 1,50% |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | 0,22% |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | 0,82% |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | 0,67% |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | 0,82% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% | 0,28% |