A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou em comunicado que o mundo ainda enfrenta um cenário marcado por "baixo crescimento e alta dívida".
Segundo ela, embora a economia global tenha mostrado resiliência após choques sucessivos, a perspectiva permanece fraca, com a projeção de crescimento de cinco anos em torno de 3%.
De acordo com Georgieva, os membros do Fundo precisam lidar com múltiplos desafios, entre eles "preservar a estabilidade macroeconômica e financeira, garantir a sustentabilidade da dívida, enfrentar os desequilíbrios excessivos entre países e ampliar as perspectivas de crescimento".
A dirigente destacou a necessidade de medidas urgentes e substanciais.
"Os países podem aumentar a produtividade e fortalecer o crescimento doméstico; restaurar amortecedores fiscais para abrir espaço a investimentos necessários e em preparação para futuros choques; e reforçar a estabilidade financeira", disse.
Georgieva também defendeu soluções multilaterais, afirmando que os países precisam buscar respostas cooperativas para enfrentar desafios econômicos comuns.
Ela ressaltou que o FMI tem condições de apoiar seus membros e lembrou que a instituição mantém um balanço robusto e já superou a meta de reservas de precaução.
Em relatório, o FMI alertou que a dívida pública global ultrapassou US$ 100 trilhões em 2024 e deve se aproximar de 100% do PIB mundial até o fim da década, em meio a pressões de gastos e incertezas econômicas.
"Os custos de serviço da dívida estão comprimindo o espaço disponível para investimentos essenciais e para despesas críticas ao desenvolvimento", sobretudo em países de baixa renda, que enfrentam também a retração da ajuda externa
Segundo o Fundo, 53% dos países em desenvolvimento de baixa renda e 23% das economias emergentes já estão em situação de alto risco de sobre-endividamento ou em crise de dívida.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9918 | 4.9924 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.5831 | 5.5851 |
| Atualizado em: 09/10/2026 19:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% |