A ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na manhã desta terça-feira (24), reforçou o recado do documento pós-decisão de que o comitê antecipa uma interrupção no ciclo de alta de juros. Na última quarta, o Copom elevou a taxa Selic em mais 0,25 ponto percentual, a 15,00% ao ano.
Além disso, a ata destacou que os próximos passos poderão ser ajustados conforme a necessidade e que o Banco Central não hesitará em continuar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado.
O Banco Central também afirmou que, após um ciclo rápido e firme de elevação de juros, espera-se interromper esse ciclo para assegurar a convergência da inflação à meta, avaliando os efeitos do ciclo empreendido para, então, determinar se a taxa de juros atual é adequada.
Uma vez definida a taxa apropriada, ela deve permanecer em patamar significativamente contracionista por um período bastante prolongado, devido às expectativas desancoradas.
No comunicado da decisão, o BC destacou que antecipa uma interrupção no ciclo de alta de juros, considerando que a taxa deve permanecer inalterada por “período bastante prolongado”.
O BC ainda afirmou que o recente debate sobre reformas fiscais estruturais e redução de incentivos tributários podem impactar os juros no país, argumentando que segue acompanhando com atenção o tema.
Na ata, o BC ainda apontou que a construção da confiança necessária para definir o patamar apropriado de restrição monetária ao longo do tempo passa por assegurar que os canais de política monetária estejam desobstruídos e sem elementos mitigadores.
“O debate mais recente, com ênfase na dimensão estrutural do orçamento fiscal e na redução ao longo do tempo de gastos tributários, tem potencial de afetar a percepção sobre a sustentabilidade da dívida e de ter impactos sobre o prêmio da curva de juros”, disse a autarquia na ata.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.10839 | 5.1087 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.89102 | 5.89171 |
| Atualizado em: 11/08/2026 03:31 | ||
| 05/2026 | 06/2026 | 07/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,87% | -0,79% | -0,86% |
| IGP-M | 0,84% | -0,50% | -1,16% |
| INCC-DI | 0,88% | 0,78% | 0,61% |
| INPC (IBGE) | 0,65% | 0,14% | |
| IPC (FIPE) | 0,45% | 0,18% | -0,03% |
| IPC (FGV) | 0,60% | 0,36% | -0,08% |
| IPCA (IBGE) | 0,58% | 0,16% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,62% | 0,41% | 0,06% |
| IVAR (FGV) | 0,33% | 0,10% | 0,66% |