Para evitar eventuais oscilações do mercado, muitos empreendedores, considerados franqueados profissionais, possuem duas, três ou mais unidades da mesma ou de diferentes marcas. No entanto, para satisfazer a veia empreendedora de quem acha que chegou ao limite, é possível, sim, crescer ainda mais dentro do setor.
Operar em diferentes nichos auxilia o empreendedor, que não fica segmentado apenas a uma área. “Durante eventuais sazonalidades, o franqueado consegue equilibras as finanças e crescer. Além disso, esse mix de atuação reforça o espírito empreendedor do profissional, que irá sempre vislumbrar melhorias em todos os setores que atua”, afirma Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria no desenvolvimento de negócios e franquias.
Implantar o conhecimento adquirido em alguma ocasião nas demais unidades (que operam em outra área) é algo estratégico para o empreendedor crescer. “Além de fortalecer a franquia, o profissional consegue aprender com o erro. Isso permite que da próxima vez o equivoco seja menor, ou, então, não exista”, destaca Gigliotti.
Mesmo sendo poucos os candidatos que atendem a todos os requisitos exigidos e conseguem ter sucesso em diversas frentes, como no caso dos franqueados profissionais, Gigliotti lembra que “o empreendedor que deseja embarcar nesse nicho deve dominar a atuação principal do negócio e ter habilidade para administrar múltiplos serviços de uma só vez. Saber como gerir sabiamente seu tempo para calibrar a atuação em todas as franquias é outro segredo que pode ser vital para o sucesso”.
Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias. A empresa possui em sua carteira de clientes atendidos - empresas, empreendedores, franquias e franqueados de variados segmentos –, entre eles: Sunbelt Business Brokers, Probiótica, Devassa, Seven Idiomas, Station Car, BNI Brasil, Tok Jóias, Elefante Verde, Cactus Mexican Food, Empório Dom João, Premier Colchões, dentre outras – www.fransystems.com.br – Gigliotti é também mestre em administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP, Senac, Belas Artes e BI International.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.222 | 5.2238 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.04047 | 6.04449 |
| Atualizado em: 14/08/2026 17:59 | ||
| 05/2026 | 06/2026 | 07/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,87% | -0,79% | -0,86% |
| IGP-M | 0,84% | -0,50% | -1,16% |
| INCC-DI | 0,88% | 0,78% | 0,61% |
| INPC (IBGE) | 0,65% | 0,14% | -0,01% |
| IPC (FIPE) | 0,45% | 0,18% | -0,03% |
| IPC (FGV) | 0,60% | 0,36% | -0,08% |
| IPCA (IBGE) | 0,58% | 0,16% | 0,07% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,62% | 0,41% | 0,06% |
| IVAR (FGV) | 0,33% | 0,10% | 0,66% |