Estou retomando este tema, dada a repercussão obtida, o que me demonstra que o tema em si é de interesse de algumas pessoas.
Alguns comentaram sobre a importância indubitável da família no contexto empresarial, dando exemplo de várias empresas que hoje são ícones em seus segmentos, e exemplos de sucesso.
Minha abordagem é justamente sobre o "peso" que a família tem dentro das organizações. Sem dúvida alguma, a construção da família dará às empresas os valores que poderão fazer delas entidades duradouras ou fracassadas. No caminho inverso, a disputa por poder dentro das organizações pode fazer com que familias se desintegrem, e dai nada mais vai adiante. Os valores familiares são refletidos dentro das Empresas, e compartilhados entre todos os seus ocupantes. É comum nos depararmos em situações aonde o conflito reside nele próprio. A objetividade se foi, e temos o conflito pelo conflito....não raro aspectos diversos e aparentemente longe do contexto tomam proporções maiores, e quando se vê já não sabemos mais porque estamos em conflito....sabemos apenas que não podemos concordar.
Há uma pequena história que se refere à EXÚ. Esse mesmo......a figura tão conhecida especialmente no candomblé. Diz a história que haviam dois vizinho que eram muito amigos, sequer tinham cerca que os separassem. Dividiam tudo, desde alimentos até momentos de alegria e tristeza. Era como se fosse uma única família.
Em um determinado momento, EXÚ resolveu testar os limites desta tolerância, desta amizade. Vestiu-se metade de verde e metade de vermelho....e passou entre os dois vizinhos. Logo após, um vira-se para o outro e diz:
- "Voce viu o EXÙ verde?"
- Como verde? Não viu que o cara estava de vermelho?
- Voce tá maluco? ÓBVIO que era verde!
- Só se for pra voce, que é cego......
Dai a discussão se estendeu e a relação anteriormente tão bem sedimentada foi-se embora, a ponto de os dois romperem com todos os laços que haviam construído até então. Tudo perdeu o valor, pelo fato de que ambos mantiveram suas posições de forma inflexível e focaram suas energias em se defender, em não ceder, resultando na falta de sinergia existente até então.
Passado algum tempo, o mesmo EXÚ passou novamente entre eles, só que agora de maneira invertida....
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9918 | 4.9924 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.5813 | 5.5833 |
| Atualizado em: 11/10/2026 19:00 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | 1,50% |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | 0,22% |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | 0,82% |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | 0,67% |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | 0,82% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% | 0,28% |