O dólar fechou em leve alta em relação ao real nesta segunda-feira (6). Investidores minimizaram o voto dos gregos contra os termos do acordo com seus credores diante da percepção de que o impacto sobre o Brasil de eventual saída da Grécia da zona do euro seria pequeno.
A moeda norte-americana avançou 0,09%, a R$ 3, 1421 na venda. Veja cotação.
"(A questão na Grécia) é um risco, mas é um risco pequeno", disse à Reuters o operador da corretora Intercam Glauber Romano.
No fim de semana, a população grega votou pela rejeição do pacote de resgate ao país, em demonstração de resistência que pode fragmentar a Europa. Nesta manhã, o ministro das Finanças do país, Yanis Varoufakis, renunciou a seu cargo, removendo um obstáculo para qualquer acordo que vise a manter o país na zona do euro.
Mesmo se os mercados financeiros reagirem com mais força que o esperado, parte dos analistas não demonstrava grande preocupação.
"O Federal Reserve provavelmente estará disposto a adiar o primeiro aumento de juros (nos EUA) além de setembro ou mesmo para 2016 se preocupações com a Grécia provocarem uma forte apreciação do dólar", escreveu em nota a clientes o vice-presidente global de investimentos do UBS, Mark Haefele, referindo-se ao Fed, banco central norte-americano, informou a Reuters.
A manutenção de juros quase zerados nos Estados Unidos, patamar desde final de 2008, sustentaria a atratividade de ativos de países que pagam rendimentos maiores, como o Brasil, evitando pressões sobre o câmbio.