Você está em:
Postado há . Atualizado há

Brasil é o país que mais exige tempo para o pagamento de impostos

Mesmo estando em primeiro lugar, o país apresentou uma queda de 457 horas gastas por empresários com tributos

São necessários 62,5 dias ou 1501 horas ao ano para que os empresários brasileiros consigam pagar os impostos no país. Com esses números, o Brasil lidera a lista de maior tempo gasto para o pagamento tributário. O segundo colocado, a Bolívia, precisa de 1.025 horas anuais.

Mesmo estando em primeiro lugar, o Brasil apresentou uma queda de 457 horas gastas por empresários com tributos, em relação ao ano passado. O movimento de queda ocorre desde 2014, quando o relatório registrou 2.600 horas.

Entre o grupo de países da OCDE, o tempo dedicado a tarefa é de, em média, 158,8 horas. Até mesmo na América Latina e Caribe, o período destinado para o pagamento de tributos é de 317 horas por ano, 21% do total do que o empresários brasileiros gastam.

A base do cálculo é na declaração e no pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), nos tributos sobre as vendas, nos imposto sobre circulação de bens e serviços e sobre salários e contribuições sociais.

Outro dado pessimista do relatório é o índice de processos pós declaração de imposto, que no Brasil é 7,8. A nota brasileira só perde para a República Centro Africana, com 5,1, Timor Leste, com 1,4, e Afeganistão, Somália e Brunei, os três com pontuação zerada. O índice vai de 0, sendo a pior, a 100, a melhor e é baseado no tempo de retificação e restituição.