Você está em:
Postado há . Atualizado há

Novas carteiras físicas de identidade profissional não terão mais chip

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em decorrência da Resolução 1.566/19, que dispõe sobre a Carteira de Identidade Profissional, informa que as futuras carteiras de identificação físicas não serão mais confeccionadas com chip

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em decorrência da Resolução 1.566/19, que dispõe sobre a Carteira de Identidade Profissional, informa que as futuras carteiras de identificação físicas não serão mais confeccionadas com chip. As carteiras físicas não estão sendo confeccionadas desde que o contrato do CFC com a empresa Giesecke + Devrient América do Sul Indústria e Comércio de Smart Cards S/A se encerrou no dia 25 de julho. Porém, o CFC ressalta que um novo processo licitatório para contratação e fornecimento dos serviços já teve início e está tramitando na autarquia e a publicação do edital sairá nos próximos dias.

A retirada do chip da Carteira de Identidade Profissional decorre da pouca utilização da certificação nesta modalidade, instrumento que quando foi incluído na carteira em 2007, era uma novidade. Atualmente, tendo em vista a evolução tecnológica de outras formas mais praticas de assinatura digital, foi observado que existe uma grande utilização da certificação por meio de Token. Assim, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) por enquanto estão emitindo apenas a carteira de identidade profissional no modelo digital para os bacharéis em Ciências Contábeis que foram aprovados no Exame de Suficiência ou profissionais já registrados. Após a finalização do processo licitatório, as carteiras físicas serão novamente confeccionadas mediante ao pagamento.

CRCDigital

Gratuita e sustentável, a ferramenta tem sido elogiada pela comunidade contábil por conta de sua inovação. O profissional da contabilidade que quiser se identificar de forma digital, deverá procurar o CRC de sua jurisdição. Outros documentos importantes, como o Título de Eleitor e a Carteira de Motorista, estão migrando para o mundo eletrônico graças aos avanços tecnológicos que trazem novidades a cada dia. E pegando carona com o que há de mais moderno no mundo, o Sistema CFC/CRCs foi pioneiro ao lançar a carteira digital.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).