Você está em:
Postado há . Atualizado há

Serpro anuncia chegada da carteira profissional em versão eletrônica ao Brasil

O atrativo das carteiras profissionais digitais é a sua segurança de autenticação

Em breve teremos uma carteira de trabalho totalmente digitalizada para chamar de nossa. Segundo a assessoria de imprensa do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a tecnologia começa a ser utilizada em abril, inicialmente por representantes do setor comerciário, agências de policiamento e por conselhos deliberativos (como o CRM dos médicos etc.), e espera-se que a novidade traga impacto na vida de 700 mil profissionais.

O atrativo das carteiras profissionais digitais é a sua segurança de autenticação: cada uma possui um QR Code exclusivo, a fim de aferir à autenticidade do documento e registro de dados do cidadão que o usa. Os documentos poderão ser usados independente de Internet, só dependem da conexão para o processo de vinculação e criação da carteira no dispositivo além de futuras atualizações.

App de facilidades

Além do documento digital, o Serpro também informa que criará um aplicativo que deve funcionar como canal de serviços para quem for usuário da novidade. Com o objetivo de eliminar burocracias indevidas, o app trará possibilidades de pedido, emissão, bloqueio de cancelamento da carteira profissional digital, além de atualizações cadastrais integradas com outras repartições públicas e divulgação de campanhas.