Você está em:
Postado há . Atualizado há

Quais áreas da contabilidade estão em alta?

A contabilidade é um segmento do mercado que oferece um extenso leque de atuação para seus profissionais. Com o atual cenário de crise no país, a demanda pelo conhecimento que um contador pode oferecer continua alta. Em especial, existem algumas 

A contabilidade é um segmento do mercado que oferece um extenso leque de atuação para seus profissionais. Com o atual cenário de crise no país, a demanda pelo conhecimento que um contador pode oferecer continua alta. Em especial, existem algumas áreas da contabilidade que estão em posição de destaque no momento, com perspectivas de crescimento contínuo para o futuro.

No texto de hoje, vamos mostrar as carreiras mais promissoras para um contador no atual contexto da profissão. Tome nota:

Auditoria

O auditor é o profissional que emite um relatório de opinião acerca da composição das demonstrações contábeis de uma empresa, e o tempo em que sua atuação se limitava às sociedades anônimas de capital aberto passou.

A rapidez e a intensidade das transações comerciais aumentaram e a opinião de um profissional gabaritado ganhou importância no mercado. Investidores precisam de mais confiança para aplicar capital nas empresas e bancos precisam de segurança no retorno de empréstimos e financiamentos concedidos, o que faz do auditor uma peça relevante no cenário atual.

Análise financeira

A gestão do fluxo de caixa deve ser uma atividade conduzida com bastante dedicação por parte das empresas; afinal, não adianta gerar lucro se não há dinheiro disponível para distribuí-lo. Um contador especializado em análise financeira é o profissional que pode tomar decisões a respeito de temas como giro de estoque, investimento em projetos e captação de recursos, ou seja, um aliado essencial para conduzir as entradas e saídas do caixa.

Perícia contábil

Quando um litígio judicial pede decisões embasadas em temas da contabilidade, o perito contábil é o profissional convocado pelo juiz ou pelas partes do processo para emitir um laudo que solucione a questão. O sucessivo aumento da demanda do judiciário brasileiro contribui com um cenário positivo para esse profissional.

Apesar da carga de responsabilidade e pressão dos prazos dos processos, as altas remunerações e a possibilidade de trabalhar via home office fazem da perícia uma das áreas da contabilidade mais atrativas para novos profissionais.

Assessoria

O aumento na taxa de desemprego reflete uma oportunidade para os serviços de assessoria contábil, fiscal e pessoal: o brasileiro está mais empreendedor. Sem emprego, as pessoas estão criando suas próprias oportunidades e abrindo mais empresas, que vão necessitar do acompanhamento de um contador para cumprir as demandas do Fisco e potencializar a tomada de decisão. Essa é uma das áreas da contabilidade em que a concorrência é mais alta; portanto, é preciso um diferencial no serviço para conquistar o sucesso.

Consultoria

O conhecimento do contador é extremamente valioso e existe uma alta demanda por ele no meio empresarial. A consultoria é a maneira de vender essa experiência em forma de estratégias para maximizar o desempenho de seus clientes, que, cercados por uma concorrência mais acirrada, precisarão do melhor apoio possível para garantir a continuidade dos seus negócios.

O crescente uso de softwares de gestão representa uma oportunidade de venda de seus serviços como consultor, na participação da parametrização e manuseio desses sistemas. A análise de custos, compliance fiscal e planejamento tributário também são demandas relevantes no cenário atual e futuro para as empresas brasileiras.

As áreas da contabilidade são inúmeras, mas se você direcionar sua carreira para um dos segmentos que apresentamos aqui, as chances de ser um contador de sucesso serão multiplicadas. É possível, inclusive, organizar seus horários para exercer mais de um segmento. Não deixe de considerar essa ideia!


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).