Você está em:
Postado há . Atualizado há

Imposto de renda continua sendo atrativo para hackers, diz Kaspersky

Diversos ataques já foram identificados pela Kaspersky Labs, especialista em segurança online, neste ano. Segundo análise dos pesquisadores, golpes usando o tema podem ser muito perigosos, já que ainda são rentáveis para os criminosos.

A Declaração do Imposto de Renda (IRPF 2015) pela Internet segue sendo um prato cheio para os hackers. Diversos ataques já foram identificados pela Kaspersky Labs, especialista em segurança online, neste ano. Segundo análise dos pesquisadores, golpes usando o tema podem ser muito perigosos, já que ainda são rentáveis para os criminosos.

Saiba o que instalar e como entregar a sua declaração IRPF 2015 (Foto: Reprodução/Receita Federal) (Foto: Saiba o que instalar e como entregar a sua declaração IRPF 2015 (Foto: Reprodução/Receita Federal))

O que acontece é que muitos hackers enviam mensagens falsas, como intimações para comparecer a uma agência, números falsos de protocolos de declaração, supostos links para download do programa da Receita ou até notificações de débitos que não existem. E basta um clique errado para executar programas maliciosos que podem gerar problemas.

“É preciso estar atento a ataques que se valem de engenharia social e tentam enganar usuários para instalar trojans bancários em seu sistema, seja em seu computador ou em sistemas móveis. Esses golpes acontecem todos os anos porque são efetivos”, disse Fábio Assolini, Analista Sênior de Segurança da Kaspersky Lab.

Este tipo de mensagem parece verdadeiro, mas é um ataque (Foto: Divulgação)

O que acontece se uma pessoa executar um arquivo destes pode ser pior do que uma simples contaminação no computador, já que pode levar à perda de arquivos. Eles têm, normalmente, a intenção de espionar ações, e roubar dados bancários quando forem inseridos pelo usuário. Toda ação criminosa que depende de uma interação do usuário para quebrar procedimentos de segurança é conhecida como "engenharia social".

De acordo com o especialista, é simples evitar este tipo de golpe. Afinal, a Receita Federal não envia mensagens eletrônicas para o contribuinte sem autorização. Portanto, não clique em nenhum link recebido desta forma. E, claro, para baixar seu programa da Declaração, basta ir ao TechTudo Downloads.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).