Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Cervejarias alegam dificuldade para absorver aumento de tributação

Segundo Fazenda, nova medida elevará em 0,4% o preços de bebidas

A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) afirmou nesta terça-feira (1) em nota que "vê com preocupação a decisão do governo de elevar a carga tributária federal incidente sobre bebidas frias, pois avalia que haverá dificuldades para as cervejarias absorverem este aumento, dadas as fortes pressões de custo incidentes sobre o setor".

O Ministério da Fazenda anunciou nesta terça que o impacto médio nos preços de cerveja, isotônicos e energéticos será de 0,4%, caso o aumento seja integralmente repassado aos consumidores. Segundo o governo, a alta dos tributos deverá engordar os cofres públicos em mais R$ 200 milhões neste ano.

De acordo com a CervBrasil, a carga tributária de bebidas frias subiu mais de 20% nos últimos dois anos, acima da inflação do período em mais de oito pontos percentuais.

A associação destaca ainda que o segmento de bebidas frias fez, também nos últimos dois anos, aportes superiores a R$ 15 bilhões no país.

A entidade reúne as quatro maiores empresas do setor - Ambev, Brasil Kirin, Heineken e Petrópolis. "A indústria mantém seu compromisso com o desenvolvimento nacional e continuará o diálogo com o governo no sentido de garantir o crescimento do mercado; beneficiando assim o consumidor", acrescentou a CervBrasil.

Analistas do Credit Suisse e do Bank of America Merrill Lynch afirmam, em relatório, que a Ambev terá que aumentar os preços de suas cervejas em 1% a 1,5% para manter a rentabilidade, destaca o Valor Online.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).