Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Garantia de crédito fortalece micro e pequenas empresas

A Confederação Andina de Fomento (CAF) sinaliza para apoiar fundos das Sociedades de Garantia de Crédito

A Confederação Andina de Fomento (CAF) sinaliza para apoiar fundos das Sociedades de Garantia de Crédito (SGC) brasileiras e realiza negociações avançadas com grandes bancos nacionais interessados em aderir a este modelo de financiamento. A informação foi destacada pelo gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Paulo Alvim, na quarta-feira (30). 

O anúncio ocorreu na abertura da primeira reunião de trabalho da Sociedade de Garantia de Crédito da Região Produtora de Petróleo, Gás e Bioenergia do Rio de Janeiro (Garantinorte), em Macaé, no norte fluminense. Alvim disse ainda que a instituição estuda possibilidades para incorporar novas demandas pela criação de SGC em 2012.

“Esta é uma solução para fortalecimento das micro e pequenas empresas. Precisamos trabalhar com uma comunicação efetiva e uniforme, trocando informações para fortalecer as experiências já em andamento e estimulando a criação de mais SGC no Brasil”, assinalou o gerente. 

Elo 

A Garantinorte é a quinta Sociedade de Garantia de Crédito do País e a primeira com foco na vocação econômica do território. O lançamento dela aconteceu na terça-feira (29), em Campos dos Goytacazes. A entidade é resultado de parceria do Sebrae no Rio de Janeiro com instituições públicas e entidades empresariais. 

A SGC constitui um elo entre bancos e micro e pequenas empresas saudáveis e promissoras que precisam de financiamento para crescer, mas não têm bens de garantia para oferecer dentro das exigências tradicionais das linhas de crédito. A SGC analisa a situação da empresa, qualifica e atua como espécie de avalista. 

“Este é um modelo de transformação do território, que representa um novo conceito no processo de concessão de crédito”, reforçou o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico de Macaé (Fumdec), Francisco Navega.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).