Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

IR 2010: sistema ainda está tranquilo, mas pode haver lentidão no fim do prazo

“Para este final de semana, no entanto, por ser o último antes do final da temporada, pode ser que haja um movimento maior, mas o contribuinte não deve ter muitos problemas”, afirmou Adir.

A uma semana do final do prazo de entrega, os sistemas da Receita Federal ainda estão tranquilos, de acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

 

Mas a tendência é de que, com a proximidade do fim da temporada, comece a haver lentidão e congestionamento no programa, por conta dos contribuintes que costumam deixar o acerto de contas com o leão para os últimos dias.

De acordo com o último balanço da Receita, até a manhã da quinta-feira (22), pouco mais de 12 milhões de documentos haviam sido entregues, ou seja, quase a metade dos contribuintes tem menos de dez dias para cumprir ou a obrigação fiscal, já que o órgão espera receber 24 milhões de documentos este ano.

Fim de semana e após o expediente são períodos mais tranquilos

Segundo Adir, não existe hora melhor ou pior para declarar, mas, historicamente, os finais de semana e após o horário comercial são períodos mais tranquilos para a prestação de contas, já que a maioria dos contribuintes opta pelo horário de expediente para cumprir com a obrigação, além de existir os que deixam o documento nas mãos de profissionais, que também trabalham em horário comercial.

“Para este final de semana, no entanto, por ser o último antes do final da temporada, pode ser que haja um movimento maior, mas o contribuinte não deve ter muitos problemas”, afirmou Adir.

O supervisor revelou que, tradicionalmente, o penúltimo dia de entrega é o mais intenso. “Para este ano, estou prevendo que cerca de 2,8 milhões de declarações devem ser enviadas no penúltimo dia da temporada”.

Assim, se você se enquadra entre os contribuintes que ainda não cumpriram com a obrigação fiscal, tente fazê-lo o mais rápido possível. “A tendência é que o número de declarações entregues vá aumentando gradativamente no decorrer dos próximos dias”, finalizou Adir.

 


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).