Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Substituição tributária torna-se mais onerosa com desconhecimento de regras

A falta de conhecimento sobre o regime de substituição tributária do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), adotado pelo governo de São Paulo nos últimos dois anos, leva muitas empresas a operarem no vermelho

Karin Sato

 

A falta de conhecimento sobre o regime de substituição tributária do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), adotado pelo governo de São Paulo nos últimos dois anos, leva muitas empresas a operarem no vermelho, garantem os consultores da Assist Assessoria tributária e Planejamento Empresarial.

Outra dificuldade é a antecipação do recolhimento de tributos estipulados pela Receita Federal do Brasil, não raro, acima das margens de lucros realmente praticadas.

"A medida melhora a disponibilidade financeira do estado, em menor espaço de tempo, com a garantia de recolhimento do imposto pelo seu recolhimento antecipado, além de simplificar a fiscalização do ICMS. No entanto, os contribuintes substitutos e substituídos apenas assumiram desvantagens, porque pagam o imposto antes mesmo das mercadorias serem vendidas", explica o consultor tributário da Assist, Ubaldo Rodrigues de Campos.

Hoje, as indústrias situadas no estado paulista são obrigadas a recolher antecipadamente o ICMS relativo às mercadorias fornecidas a nove estados: Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas, Pernambuco e Paraná.

Menos risco

Com o intuito de reduzir as dificuldades das empresas em atender as regras da substituição tributária do ICMS, é válido oferecer treinamento aos funcionários responsáveis pela implementação do regime, além de elaborar um sistema de controle sobre as operações sujeitas à substituição, para que se tenha o conhecimento, a qualquer momento, do montante e da origem do ICMS retido.

"Desta forma, é possível pleitear a restituição dos valores recolhidos, caso a operação subsequente não venha a ocorrer", explica.

Outra dica dos consultores da Assist é planejar as aquisições de acordo com a demanda, para evitar a manutenção desnecessária de estoque de determinadas mercadorias e, consequentemente, de ICMS retido das operações subsequentes.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).