Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Pedidos de recuperação judicial aumentam 185%

Entre janeiro e junho deste ano ingressaram na Justiça 391 pedidos de recuperação judicial no Brasil, o que representa um salto de 185% em relação aos 137 pedidos feitos no primeiro semestre de 2008.

Entre janeiro e junho deste ano ingressaram na Justiça 391 pedidos de recuperação judicial no Brasil, o que representa um salto de 185% em relação aos 137 pedidos feitos no primeiro semestre de 2008. Os dados constam de um levantamento feito pela Serasa Experian e divulgado ontem. Apenas no mês passado, foram feitos 57 pedidos de recuperação judicial no Poder Judiciário. Em maio foram 70 requisições e 23 em junho do ano passado.

 

Para os técnicos da Serasa, o aumento no número de pedidos deve-se aos principais efeitos da crise: menor oferta de crédito doméstica e internacional, queda da atividade econômica e recessão nas economias mais desenvolvidas. Os pedidos de recuperação judicial deferidos - quando as empresas pedem à Justiça a suspensão das ações de cobrança contra elas para que possam elaborar um plano para sair da crise - somaram 256 no primeiro semestre, ante 90 entre janeiro e junho do ano passado. Houve ainda 43 recuperações judiciais concedidas - quando o plano desenvolvido pela empresa é aprovado pelos credores e homologado pela Justiça - no primeiro semestre de 2009, acima das seis concessões observadas nos seis primeiros meses de 2008.

Apesar do aumento dos pedidos de recuperação judicial, a Serasa Experian mostrou que os pedidos de falência permaneceram praticamente estáveis no primeiro semestre deste ano. Foram 1.169 solicitações de falência entre janeiro e junho. Já nos seis primeiros meses de 2008, totalizou-se 1.170 requerimentos. Em relação às falências decretadas pela Justiça, no primeiro semestre o número foi de 405. Entre janeiro e maio do ano passado foram 482 pedidos. Em junho, houve a decretação de 71 falências, em junho do ano passado o número correspondeu a 74 . "Os analistas ressaltam que a inadimplência das empresas, mesmo perdendo fôlego nos últimos dois meses, ainda se encontra em patamar elevado", informou a Serasa.

Com relação à recuperação extrajudicial, a pesquisa apontou seis pedidos entre janeiro e junho, um a mais que no mesmo período do ano anterior. Foram homologadas três recuperações judiciais até junho deste ano. No primeiro semestre de 2008 foi apenas uma. Em junho, houve três requerimentos de recuperação extrajudicial. Em maio e junho do ano passado não ocorreram esses pedidos. No mês passado, nenhuma recuperação extrajudicial foi homologada.

Leia tambémNotícias com assunto relacionado

Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).