Você está em:
Postado há . Atualizado há

5 dicas para conseguir economizar em 2020

Pequenas ações do dia a dia podem ajudá-lo a ter uma vida financeira saudável

Se você começou o ano de 2020 com a meta de economizar dinheiro, não está sozinho: de acordo com uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), guardar dinheiro é a principal meta do brasileiro (49%), pelo segundo ano consecutivo. Mas como tirar essa meta do papel e conseguir economizar?

De acordo com Ariane Marta, diretora da Brascont Contabilidade, o maior erro dos brasileiros que tentam economizar está no medo de encarar as contas de frente. "Muita gente não tem controle ou não sabe o quanto gasta por mês, então não consegue definir sua renda mensal fixa, gastos com refeição, transporte, saúde, aluguel, entre outros custos", explica.

Para ajudar a driblar os problemas com falta de organização financeira, a especialista lista cinco passos quem deseja poupar dinheiro. Confira abaixo:

1. Comece o quanto antes

Não espere pelo melhor app ou pela melhor planilha do excel, pegue um bloquinho de notas e escreva o que você tem de contas para este mês e para os meses seguintes, não se esqueça de colocar todas as parcelas que estão em aberto. "Para quem tem dívidas, agora é uma boa hora para negociá-las, já que a taxa Selic caiu bastante", alerta Ariane.

2. Defina se você ‘quer’ ou se você ‘precisa’

Existe uma diferença muito grande nas compras necessárias e nas que são para nos agradar. Por exemplo: é preciso deixar uma parte do salário para as refeições, mas você não precisa ir ao restaurante toda semana. "Leve marmita ao trabalho, deixe de comprar aquele cafezinho de todos os dias, ou aquele chocolatinho após o almoço. Você verá, pequenas atitudes tem um grande resultado no fim do mês. Isso não quer dizer que precisamos nos privar de luxos, mas tudo é uma questão de equilíbrio", conta a Ariane Marta, diretora da Brascont Contabilidade.

3. Anote seus gastos

Pode até ser chato, mas ao anotar cada compra é possível ter um panorama geral de como pequenos custos podem se tornar uma bola de neve no fim do mês. "O primeiro passo é anotar tudo o que gasta, seja aquele cafezinho, almoço ou mesmo uma conta maior, como a fatura de um cartão de crédito, por exemplo. Não é preciso nenhuma planilha, você pode pegar um caderninho e ir anotando diariamente seus custos, entradas e retiradas", aconselha a contadora.

4. Guarde uma parte do seu salário

Depois de anotar todos seus gastos fixos, se proponha a guardar uma parte do seu salário todo mês, seja 5%, 10% ou até 25%. "É importante se propor todo mês a não mexer em uma parte dessa renda que entra, aconselho sempre retirar esse dinheiro logo que o salário cai, depois separar o necessário para os gastos fixos, sem deixar de lado, claro, lazer e alguns mimos, afinal, ninguém é de ferro", explica a contadora.

5. Cartão de crédito: saiba usá-lo

Para ter cartão de crédito é preciso disciplina. "Na verdade é uma opção que funciona muito bem, mas é necessário ter conhecimento sobre o quanto você pode gastar e saber que o segredo é não pagar o mínimo, e sim a fatura cheia. Se você paga o mínimo acaba lidando com um juros absurdo. Caso a pessoa não seja comprometida em pagar a tarifa em dia e não consiga gastar dentro do seu limite, é melhor abrir mão do cartão e se programar para pagar à vista, em vez de criar parcelas. Eu, por exemplo, só uso o cartão de crédito, já uso pontos, faço milhas, porque assim pago menos taxas", finaliza Ariane Marta.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).