Você está em:
Postado há . Atualizado há

Mentoria: Saiba por que a orientação é importante para o seu negócio

Especialistas podem ajudar empresas a ir mais longe. Feira do Empreendedor 2019 Sebrae-SP terá consultores à disposição dos participantes. Entrada é gratuita

Em vários momentos e aspectos da nossa vida, é comum ter pessoas que nos inspiram e ajudam a tomar decisões satisfatórias. No caso dos empreendedores, é ainda mais importante contar com esses mentores, que podem compartilhar sua experiência no mundo dos negócios e ajudar esses donos de negócios a conquistar o sucesso.

Uma boa oportunidade para se conectar com especialistas em diversas áreas do mercado é a Feira do Empreendedor 2019. O Sebrae-SP, organizador do projeto, terá 800 sessões de mentoria. O evento ocorre em São Paulo entre os dias 5 e 8 de outubro. A entrada é gratuita.

As mentorias terão foco em modelos de negócio inovadores. “Ou seja, não vamos falar necessariamente de produtos ou serviços disruptivos, mas também em formas inovadoras de execução”, diz Roberta Sodré, consultora do Sebrae-SP.

Dentro da entidade, de acordo com Roberta, existem diversos programas de mentoria, onde os empreendedores passa por um longo processo de orientação com os consultores da entidade.

Mas durante a Feira do Empreendedor, a mentoria será pontual, de forma particular para resolver problemas apresentados pela empresa. “Vamos trabalhar com uma necessidade rápida e específica”, afirma Roberta.

Lá, os consultores estarão divididos em áreas como marketing, precificação e planejamento, entre outros assuntos. É importante, segundo Roberta, que os empreendedores cheguem ao evento sabendo suas dúvidas e conhecendo seu negócio a fundo.

Para a consultora, é essencial que todo empreendedor participe de uma mentoria em algum momento de sua carreira, tanto para conhecer cases de sucesso, quanto de fracassos — aprendendo o que fazer e o que evitar. Mas ela ressalta que é importante o empreendedor estar preparado para ouvir opiniões diferentes.

Além disso, para dar certo, é importante que o empreendedor ouça a opinião do mentor e transforme os conselhos em algo concreto. “É preciso sair dali e criar um plano de ação”, afirma. “É importante sair do mundo do ‘o que’, e ir para o mundo do ‘como’”, afirma.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).