Você está em:
Postado há . Atualizado há

Infraestrutura é crucial para o desenvolvimento de práticas sustentáveis

A Força-Tarefa de Infraestrutura e Mercado de Capitais promovida pelo Governo Britânico no Brasil discutirá os benefícios de se investir no mercado de capitais brasileiro com foco em infraestrutura

A Força-Tarefa de Infraestrutura e Mercado de Capitais promovida pelo Governo Britânico no Brasil discutirá os benefícios de se investir no mercado de capitais brasileiro com foco em infraestrutura, mostrando como e onde as instituições britânicas podem criar um fluxo financeiro sustentável e confiável

Um dos grandes desafios da atualidade para instituições públicas, privadas e para o mercado financeiro é desenvolver ações que criem resultados sustentáveis e viabilizem o desenvolvimento econômico dos países.

O mercado de capitais e as finanças verdes (green finance) são dois exemplos de setores que buscam desenvolver novas práticas que possam direcionar os fluxos e recursos financeiros que priorizem aspectos sustentáveis e sociais.

Nesse sentido, a infraestrutura tem papel central no mercado financeiro. É a partir desse setor que se torna possível o desenvolvimento de projetos que impactam positiva e diretamente diversos setores da sociedade: de mobilidade urbana a saneamento básico.

“O futuro das finanças é sustentável. E isso pode ser extremamente positivo para o setor de infraestrutura com a captação de investimentos e financiamentos chamados verdes que priorizam áreas importantes de desenvolvimento já com uma visão muito mais sustentável. ”, explica Alexandre Vianna, Head de Infraestrutura e Serviços Financeiros do Ministério do Comércio Internacional do Reino Unido (DIT) no Brasil.

Reconhecendo a importância do tema, o time de Infraestrutura do DIT em parceria com o Fundo de Prosperidade (Prosperity Fund), desenvolveu a Força-Tarefa de Infraestrutura e Mercado de Capitais Brasil-Reino Unido. Depois de promover pesquisas sobre esses temas, chegou o momento de apresentar os resultados e elevar as discussões da teoria para a prática.

Para isso, o time organizou um evento que busca incentivar debates entre empresas, governos e outras instituições sobre como é possível contribuir com o desenvolvimento de um mercado de capitais mais sustentável e confiável.

Serão dois dias de evento, 14 e 15 março, com diversos painéis com temas variados como: boas práticas de mercado e barreiras nos respectivos setores; mecanismos de garantia; mitigação de riscos em projetos de infraestrutura e mecanismos de hedging apresentando maneiras de desenvolver programas diversificados que atraiam novos investidores privados.

A abertura do evento contará com a presença do embaixador britânico Vijay Rangarajanalém de outros membros do governo brasileiro.

Por que criar uma força-tarefa?

O Reino Unido é, atualmente, um dos maiores exportadores líquidos de serviços financeiros do mundo, pelo que se pode ter acesso a uma liquidez sem paralelo e uma vasta gama de serviços financeiros e conhecimentos técnicos aprofundados neste setor. Londres é líder mundial em finanças verdes contando com a criação do primeiro Banco de Investimento Verde no mundo, em 2012.

A fim de desenvolver parcerias que unissem essa expertise britânica e as oportunidades no setor de infraestrutura no Brasil, desenvolveu-se a Força-Tarefa de Infraestrura e Mercado de Capitais. Mais especificamente, ela foi criada em 2015 durante o Diálogo Econômico e Financeiro Reino Unido-Brasil (EFD). No EFD estavam presentes representantes dos governos britânico e brasileiro e empresas, através de uma iniciativa interministerial.

Esse foi um encontro importante, primeiro passo para que se pudesse discutir não apenas as barreiras presentes no mercado brasileiro, mas quais as dificuldades específicas que as empresas britânicas enfrentam para se estabelecerem e atuarem no setor de infraestrutura no Brasil.

Atualmente, a força-tarefa é co-presidida por James Stewart, da KPMG UK, e André Clark, CEO e Presidente da Siemens no Brasil, que tem como objetivo alinhar atividades e projetos para o setor privado britânico e brasileiro.

“Para a Siemens, essa iniciativa é fundamental para apresentar ao governo brasileiro uma referência para as estruturas de financiamentos de projetos e de renda fixa existentes, diversificando-as para promover um menor risco e, consequentemente, mais investidores privados,” afirma André.

Evento: Força-Tarefa de Infraestrutura e Mercado de Capitais Brasil-Reino Unido

Data: 14 e 15 de março de 2019

Horário: 14/03 – 09:00 às 15:00 e 15/03 – 09:00 às 12:00

Local: Gran Mercure Brasília Eixo Monumental


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).