Você está em:
Postado há . Atualizado há

Você conhece o seu perfil comportamental? Saiba como o Eneagrama pode ajudar

Ferramenta pode ser muito útil para ajudar a desenvolver carreiras e potencialidades e é muito usada em processos de coaching

Ter autoconhecimento é uma das coisas mais importantes da vida. Ele permite escolhas mais assertivas e sinceras, além de facilitar as tomadas de decisões. Faz com que você evite conflitos e atividades que não tem a ver com você ou com seu propósito, missão ou valores. Ao longo da história, o homem sempre buscou descobrir e entender uma pouco mais sobre seus sentimentos, emoções e reações.

No universo corporativo isso não é diferente. E uma das ferramentas mais poderosas que existem na atualidade quando se trata em desenvolvimentos de pessoas tem o nome de Eneagrama

Através da consciência de quem se é, tomamos posse das nossas fortalezas e dos nossos pontos de melhoria (gap´s). Nas empresas, essa ferramenta pode ajudar a entender o perfil profissional para selecionar, treinar, promover, etc. A realização de processos de coaching são uma grande oportunidade para que ferramentas como Eneagrama ajudem a entender um pouco mais sobre quem é aquele profissional e como é possível desenvolvê-lo.

Como coach e treinador comportamental, costumo utilizar a ferramenta do Eneagrama em minhas sessões de coaching ou mentoria, como também em meus treinamentos de liderança. E o resultado é sempre impressionante positivo. Uma das ferramentas mais interessantes que existem há centenas de anos.

O modelo do Eneagrama explica o comportamento humano com uma precisão que normalmente surpreende quem o conhece. Sua metodologia entende que existem nove tipos de perfis. Cada um deles esclarece e leva as pessoas a assumir as suas potencialidades e a pensar sobre os pontos mais fracos.

O Eneagrama original foi desenvolvido na antiguidade, mas sua origem exata ainda é desconhecida. Seu sistema foi introduzido pela primeira vez no Ocidente no início do século XX, com o trabalho do filósofo George I. Gurdjieff.

Academia

Hoje há vários professores e autores no mundo, como Helen Palmer e David Daniels da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, que dão validação científica e acadêmica para essa técnica. O mesmo se dá em diversas teses de mestrado e doutorado nos EUA e na Europa.

No mundo dos negócios, o Eneagrama vem sendo descoberto por alguns cursos de MBA de instituições como Stanford e Loyola, nos Estados Unidos, e no Brasil em instituições como Fundação Getúlio Vargas e Universidade de São Paulo.

No mesmo compasso, importantes organizações multinacionais também já utilizam o modelo do Eneagrama com suas equipes.

Eneagrama na prática

De forma prática, o especialista em Eneagrama aplica um teste com inúmeras perguntas, das quais resulta em um tipo de perfil predominante.

A metodologia do Eneagrama entende que existem Nove Tipos de perfil e cada pessoa se identifica com um destes tipos. Nenhum tipo é melhor do que o outro, pois todos apresentam qualidades e pontos a serem observados. Esses pontos de melhoria podem ser melhor gerenciados quando a auto observação amplia a consciência. Isso não quer dizer que não somos influenciados pelos outros oito tipos, mas com maior influência do predominante. Por isso é importante não criar um estereotipo ou julgamento de um tipo de perfil é melhor do que o outro.

Após identificar o seu perfil, muitas coisas farão sentido e outros comportamentos serão melhor avaliados. Tudo isso porque a consciência humana está mais alinhada à essência e isso faz uma grande diferença quando se trata de autoconhecimento.

Conheça, ao lado, de forma resumida, os nove tipos de perfil do Eneagrama.

Eneagrama explica comportamento humano com precisão que surpreende quem o conhece


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).