Você está em:
Postado há . Atualizado há

5 situações em que você não deve se culpar por perder tempo

Concentrar-se e manter o foco é fundamental para ser produtivo. Mas, de vez em quando, também é importante desperdiçar um pouco de tempo

O dia parece curto demais para tudo que você precisa resolver? Adoraria ter mais cinco horas diárias para dar conta de tantas tarefas? Se respondeu sim, talvez precise organizar melhor sua agenda, elencar as prioridades e focar no que realmente importa.

Por outro lado, é importante saber que, às vezes, desperdiçar um pouco de tempo é o melhor que você pode fazer. Essa é a mensagem de Elizabeth Grace Saunders, coach de gestão de tempo e autora de livros sobre o assunto.

Em um artigo publicado no site Fast Company, Elizabeth dá dicas sobre os cinco momentos em que vale (muito) a pena perder tempo. Confira:

1. Quando você precisa relaxar

Depois de um longo dia de trabalho, às vezes tudo que você precisa é dar um tempo ao seu cérebro. É claro que essa necessidade varia de pessoa para pessoa, mas é um hábito importante. Alguns exemplos de atividades de descompressão mental incluem exercitar-se, caminhar, assistir à TV, tirar um cochilo, ler, conversar com um amigo, ouvir música ou usar redes sociais. Mas atenção: isso não significa que você deva navegar na internet a noite toda. A recomendação é que essa descompressão dure de 30 a 60 minutos, no máximo.

2. Quando você precisa processar suas emoções

Se aconteceu alguma coisa durante o seu dia que realmente o incomodou, reserve um tempo para pensar sobre a situação e liberar as emoções. Por exemplo: se você teve uma discussão com um colega, tente falar sobre a situação com alguém em quem confia, escreva seus pensamentos ou simplesmente reflita sobre o que houve. O trajeto do trabalho para a casa pode ser um bom momento para isso. Esse processamento emocional pode levar algumas horas, dependendo da intensidade da emoção e da complexidade da situação. Mas, ao "desperdiçar" essas poucas horas, você ganha tranquilidade para não carregar emoções negativas para os dias seguintes.

3. Quando tiver que tomar uma decisão

Para tomar boas decisões, você precisa de tempo para pensar. Então, em vez de checar impulsivamente o seu telefone enquanto você está em uma fila, por exemplo, pense em qualquer decisão grande que você precisa tomar. Ou, em vez de se sentar no sofá e permitir que a televisão determine o destino da sua noite, permita-se pensar sobre algum problema ou desafio e tente buscar alternativas. Chegar a uma decisão pode diminuir a ansiedade e o arrependimento por oportunidades perdidas.

4. Quando você precisa de ideias criativas

Para ter pensamentos inovadores, é necessário relaxar. Com a mentalidade mais descontraída, o pensamento fica difuso e aí surgem as boas ideias. É por esse motivo que se diz que as melhores ideias acontecem debaixo do chuveiro. Mas também pode ser enquanto você escova os dentes, caminha, cozinha, se alimenta ou em qualquer outro momento em que sua mente vagueia.

5. Quando algo merece ser saboreado ou vivenciado ao máximo

Sabe aquela sensação de “saborear o momento”? É quando você fica tão imerso em uma sensação, visão ou experiência que se entrega por completo ao momento. Pode acontecer com um simples vento no rosto ou enquanto aprecia um café, por exemplo. Embora isso possa parecer uma perda de tempo, do ponto de vista psicológico é uma chave importante para uma vida feliz. Estar presente e permitir-se sentir e apreciar plenamente as emoções positivas é importantíssimo.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).