Você está em:
Postado há . Atualizado há

7 técnicas para ser mais produtivo

Trabalhar mais nem sempre é a solução para quem busca resultados mais assertivos, o que deve ser avaliado é a produtividade, ou seja, a capacidade do profissional de realizar tarefas em menos tempo, sem esquecer, claro, da qualidade. “Todos nós faz

Trabalhar mais nem sempre é a solução para quem busca resultados mais assertivos, o que deve ser avaliado é a produtividade, ou seja, a capacidade do profissional de realizar tarefas em menos tempo, sem esquecer, claro, da qualidade. “Todos nós fazemos coisas que são improdutivas e desgastantes, mas o segredo é passar o maior tempo possível em atividades mais produtivas e que geram valor”, afirma o master coach e fundador da Febracis, Paulo Vieira.

Diante deste cenário, o especialista listou sete técnicas para quem quer ser mais produtivo, sem prejudicar a qualidade de vida:

Identifique seus fatores de distração

O primeiro passo para ser mais produtivo é evitar as distrações. E para lutar contra esse inimigo silencioso, nada melhor que o conhecer de perto. É preciso ser sincero e se auto avaliar, pensando “quais fatores fazem com que você se esqueça do que é importante para você?”. As respostas podem ser variadas. WhatsApp e redes sociais são vilões conhecidos, mas a distração pode ser causada por fatores como preguiça, insegurança, hobbies e até relacionamentos.

Crie uma rotina de excelência

Criar uma rotina de excelência significa fazer as coisas certas, da melhor maneira possível e na hora certa. Para isso, é importante adotar um estilo de vida condizente com os seus objetivos, em oposição a uma lista infinita de tarefas e compromissos. E isso inclui diversos aspectos da vida, como trabalho, hobbies, família, amigos, entre outras áreas. Assim, com o tempo bem dividido e organizado, é possível focar ao máximo em cada coisa em seu devido momento, sem parar o trabalho para pensar em quando vai ficar com a família ou interromper reuniões de família para lidar com questão não resolvidas no trabalho.

Divida uma tarefa grande em pequenas atividades

Uma tarefa muito grande pode ser assustadora. Pensando em como vai ser difícil fazer aquilo, ou sem saber como começar, muitas vezes acabamos nos distraindo e procrastinando. Para evitar isso, a dica é dividir a tarefa em atividades menores. Assim, a cada etapa concluída você tem a sensação de ter finalizado algo e se vê mais perto do grande objetivo. Além disso, ao trabalhar por partes, você se concentra apenas naquela responsabilidade imediata, e não em tudo aquilo que a sua tarefa representa, sendo mais focado e produtivo.

Organize o seu dia na noite anterior

Quando acordamos sem ter o dia planejado, corremos um risco muito grande de nos dedicarmos a tarefas de menor importância ou nos distrairmos com problemas que não são estratégicos para o momento. Além disso, ao elencar na noite anterior os planos para o nosso dia, somos menos influenciados pelas variações de humor ou sensação de cansaço que podem nos acometer pela manhã.

Faça uma lista com as suas obrigações e elenque-as por ordem de prioridade e grau de dificuldade

Isso faz com que você se livre, rapidamente, das piores atividades e fique com os processos menos complexos ao longo do dia. Se alguma tarefa levar até cinco minutos para ser executada, realize-a na hora: a sensação de realização vai te dar mais motivação para completar as atividades seguintes.

Conheça os horários em que você é mais produtivo

Há quem funcione melhor à noite, enquanto outros, pela manhã. Avalie-se e deixe as atividades mais complexas para esse período do dia.

Não esqueça de se exercitar

Dedique um intervalo, ainda que pequeno, da sua rotina para se exercitar. Pode ser caminhada, meditação ou mesmo exercícios físicos na academia. O importante é usar esse tempo para extravasar, gastar a energia e retomar a disposição para as suas tarefas. Estar bem alimentado e hidratado também é importante para manter a concentração.