Você está em:
Postado há . Atualizado há

Para que perder o medo na hora de empreender?

Uma vez, contaram a você que o medo passa, mas – na verdade – ele só muda de lugar, tamanho ou figura.

Algumas coisas são universais no empreendedorismo e irão acontecer, quer você queira ou não. Entre elas, uma das mais tradicionais é o medo de falhar. Facilmente, posso lhe conceder 100% de garantia sobre isso, não importa o momento, seja nos primeiros passos do negócio, em que as expectativas e riscos são altos, você não sabe como o mercado vai responder, as possibilidades são variadas... Então, junto a você, estará essa cautela (um nome mais simpático para o seu medo inicial): “ E se isso ou aquilo der errado...?” Não se preocupe, você não está só. Todos os empreendedores compartilham – em menor ou maior grau – do mesmo sintoma.

Talvez você ache que quando cruzar essas primeiras dificuldades e avançar, o famoso medo de falhar irá finalmente lhe deixar em paz. Mas, sinto muito dizer, mas ele não vai.

Compreendo seu desejo de fazê-lo sumir, mas ele continuará ali, pois sua empresa terá alguns competidores, pessoas que ganharam novas tarefas, novas responsabilidades, maior gama de atividades, um pouco de dinheiro para controlar, mais decisões. E ali estará quem, Perambulando na sua cabeça? A famosa frase: “E se eu falhar?”. Sim, novamente, todos os empreendedores que chegam a essa fase do jogo também continuam tendo medo.

Aí você pensa: “Mas quando eu for grande, tiver quase um império, estarei tranquilo!” E, seguindo o mesmo cronograma de antes, com toda a certeza, devo lhe dizer que não, nem agora.

E se você falhar? Será como todos os outros, que falharam e falharão também, que cometem erros e acertos. Jamais existirão vitórias sem falhas e, por sinal, que graça teria um filme só feito de partes boas? Onde estariam os grandes ensinamentos? As falhas dão valor às nossas conquistas...

Agora é o momento... Aceite que esse medo estará sempre com você, quer queira ou não. Que ele pode muitas vezes fazer você ser mais cuidadoso e evitar grandes problemas.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).