Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Pedidos de falência recuam em fevereiro

Dos 100 pedidos de falência realizados no segundo mês de 2013, 64 são de micro e pequenas empresas

 Em fevereiro de 2013 foram registrados 100 pedidos de falência em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. O número é menor que os 167 requerimentos verificados em janeiro último, e que os 152 observados em fevereiro do ano anterior.

Dos 100 pedidos de falência realizados no segundo mês de 2013, 64 são de micro e pequenas empresas, 29 de médias e 7 de grande porte. 

Para os economistas da Serasa Experian, o fator calendário foi preponderante para a queda, em fevereiro, nos números de falências requeridas e de recuperações judiciais requeridas. Ao mesmo tempo, é possível notar que a recuperação gradual das vendas em alguns setores econômicos, em razão do recuo na inadimplência dos consumidores e da permanência dos juros baixos, começam a gerar algum alívio financeiro, mesmo com pressões de custo, como a inflação.

Já os decretos de falências apresentaram elevação em fevereiro. No entanto, cabe lembrar que eles não refletem a conjuntura econômica atual, uma vez que a falência de uma empresa pode demorar até dois anos para ser decretada. 

Confira abaixo os números completos de falências e recuperações.

A série histórica deste indicador encontra-se disponível em

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).