Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Desaceleração econômica dá margem para mais cortes na Selic, apontam analistas

Embora o governo insista em anunciar que a economia brasileira pode crescer 4,5% este ano

Fonte: InfoMoney
Tags: selic

Embora o governo insista em anunciar que a economia brasileira pode crescer 4,5% este ano, o mercado continua pessimista quanto ao desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) de 2012. Segundo o relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Banco Central, analistas revisaram o PIB para baixo novamente, cuja alta foi estimada em 3,09%. Tal cenário, entretanto, dá margem para novas quedas na taxa básica de juros, a Selic.

Analistas da LCA Consultores esperam, no mínimo, mais dois cortes na taxa nas próximas reuniões, em maio e julho. "Medidas de restrição ao crédito podem fazer o trabalho sujo da Selic, evitando ao máximo um aumento no futuro. Dessa forma, acreditamos na estabilidade da taxa para 2012 e 2013", aponta em comunicado.

Esta semana, o mercado manteve projeção da Selic a 8% ao ano em 2012. Para 2013, a estimativa da taxa básica de juros recuou de 9,75% a.a. para 9,50% a.a..

Tendo em vista a provável desaceleração econômica e o cenário de juros em queda, analistas revisaram para baixo as expectativas para a inflação de 2012. A mediana para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) passou de 5,22% para 5,21%. Já para 2013, com alta no PIB esperada em 4,5%, as projeções para a inflação sairam de 5,53% para 5,60%.

Dólar deve seguir em alta

Analistas alertam, contudo, para o futuro do câmbio. "A forte valorização do dólar frente ao real e em relação a outras moedas nas últimas semanas responde diretamente ao aumento da percepção de risco mundo afora, associada à possibilidade da Grécia deixar a Zona do Euro e contagiar outros países da região. Esse cenário deve permanecer até que a situação grega ganhe um encaminhamento", afirma Flavio Combat, da Concórdia Corretora.

Leia tambémNotícias com assunto relacionado

Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).