Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Consultoria organizacional e/ou técnica

O problema da Consultoria consiste, então, em se identificar e avaliar corretamente a situação atual

A Consultoria pode ser definida como a Ciência e Arte de ajudar a resolver problemas. Tal e qual na medicina, chega o doente ao consultório com uma "queixa" - dor ou sintoma. O médico faz então a sua anamnese - levantando a história passada, o que ocorreu até aquele momento -, e daí, tenta ele chegar a um diagnóstico e recomendações- seja mudança de comportamentos, medicamentos, intervenção cirúrgica, o que for. 

Ou seja, ele circunscreve e define o que é (ou que parece ser ) o Problema real e, talvez mais importante ainda, o que o problema parece Não ser ...

O mesmo ocorre nas Organizações que exibem uma situação incômoda, um Problema - na atualidade ou num futuro previsível - , uma outra situação, objetivo ou meta a ser alcançado, com a mudança de seus objetivos e metas.

 E claro está que, como na situação médica, não há nunca "doenças " mas, sim, "doentes ", cada caso sendo, com certeza, único em suas circunstâncias, diferentes e específicas.

Ora, um Problema e sua "solução"´, não exige mais que a identificação de uma discrepância, um distanciamento, entre uma Situação Atual e uma Situação Desejada e de como se pode ir de uma para outra. 

O problema da Consultoria consiste, então, em se identificar e avaliar corretamente a situação atual, o diagnóstico ( 70% da solução da Doença/Problema), e, ainda, recomendar onde se quer, se pode e vale a pena chegar- missão difícil, é claro, e por isso mesmo coisa de Ciência e Arte!

Luiz Affonso Romano e Paulo Jacobsen


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).